MED recebe Selo Europeu de Festivais pelo seu «papel na cena da World Music»

O Festival MED, de Loulé, acaba de ser distinguido com o Selo Europeu de Festivais, da EFFE European Festivals Label […]

O Festival MED, de Loulé, acaba de ser distinguido com o Selo Europeu de Festivais, da EFFE European Festivals Label (Plataforma Europeia de Festivais), numa cerimónia realizada, esta quinta-feira, dia 4 de Maio, em Wiesbaden, na Alemanha. Esta distinção deve-se ao «papel muito importante» deste evento algarvio «na cena da World Music».

O selo de qualidade destaca os melhores festivais, a nível europeu, «nomeadamente no que se refere aos valores defendidos pelos seus organizadores ao nível do compromisso artístico e abordagens inovadoras, envolvimento com a comunidade local e dimensão europeia e internacional», explica a Câmara de Loulé.

Segundo o júri, além do «forte programa artístico», as recentes edições do MED «testemunham o envolvimento da comunidade local e o papel crucial desempenhado na reinvenção da identidade de Loulé enquanto cidade hospitaleira por excelência».

Os festivais vencedores desta iniciativa têm a oportunidade de conquistar reconhecimento junto dos seus pares, mas também da própria comunidade, artistas, patrocinadores, media e entidades locais e internacionais.

O MED passará, assim, a integrar o site do EFFE o que permitirá que a informação sobre este evento esteja mais acessível, além de uma forte campanha de comunicação e marketing que será levada a cabo por esta plataforma.

A cerimónia de anúncio da atribuição do selo decorreu durante o EFFE Label Meet-up, evento que servirá também para promover o encontro de profissionais da área e assinalará o lançamento de uma campanha mediática e de branding com o objetivo de dar maior visibilidade na Europa a toda a comunidade EFFE.

Na primeira edição do EFFE Label (2015-2016) houve 897 festivais de 31 países concorrentes e 790 obtiveram o selo de qualidade. Destes, 12 receberam prémios de excelência e conquistaram um forte reconhecimento internacional.

Para o biénio de 2017-2018, um total de 65 festivais de arte e cultura portugueses, dos quais 16 são festivais de música, tiveram a sua candidatura aprovada para exibição do selo EFFE Label.

Depois de ter conquistado recentemente o prémio de “Melhor Festival de Média Dimensão” da Península Ibérica, nos Iberian Festival Awards, o Festival MED é, assim, novamente reconhecido a nível internacional.

 

Comentários

pub