Manuel Teixeira Gomes motiva nova coleção de postais da Escola Secundária com o seu nome

Uma nova coleção dos «Postais Manuel Teixeira Gomes» vai ser lançada em Portimão na segunda-feira, 29 de Maio, no âmbito […]

Uma nova coleção dos «Postais Manuel Teixeira Gomes» vai ser lançada em Portimão na segunda-feira, 29 de Maio, no âmbito das comemorações do Dia do Patrono do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes.

Trata-se de um projeto da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão/Casa Manuel Teixeira Gomes, que pretende divulgar a vida é a obra do escritor.

O projeto, dinamizado pela Biblioteca Escolar, em articulação com as turmas dos cursos de Artes dos 10° e 11° anos e a professora Telma Lança, partiu da leitura e discussão do conto “Maria Adelaide”, por forma a serem selecionados os excertos a ilustrar.

As ilustrações, realizadas em diferentes técnicas de expressão plástica, surgem nos postais associadas ao respetivo texto. Foram também recriados retratos de Manuel Teixeira Gomes em manga (desenho no estilo japonês).

Esta é a terceira coleção temática de postais produzida no âmbito da componente curricular dos cursos. A primeira coleção, criada pelos alunos dos cursos profissionais de informática, consistiu num trabalho de design gráfico que trouxe Manuel Teixeira Gomes e a sua amada Belmira à escola, na atualidade, com uma seleção de frases de amor retiradas da sua obra, e lançada no Dia dos Namorados de 2016.

A segunda coleção, criada pelos alunos do curso de Técnico de Apoio à Infância para comemorar o Dia do Patrono 2016, reuniu imagens antigas de cidades onde esteve MTG: Paris, Tunes, Tlemcen (Argélia) e Portimão, associadas a textos ficcionados com o apoio do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica. Todas as edições foram patrocinadas pela Câmara Municipal de Portimão.

 

Veja aqui alguns dos postais:

Comentários

pub