Livro algarvio “Fotoliterando” é apresentado em Albufeira

O livro “Fotoliterando”, da autoria dos algarvios Fábio Eusébio e Helena Lourenço, associa a escrita à fotografia e é apresentado […]

O livro “Fotoliterando”, da autoria dos algarvios Fábio Eusébio e Helena Lourenço, associa a escrita à fotografia e é apresentado no dia 20 de Maio, às 16h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.

O projeto do “Fotoliterando” nasceu nas redes sociais, mas «rapidamente os autores se aperceberam que a qualidade das fotografias e da escrita ganhava outra vida quando transposta para a realidade», segundo a Câmara de Albufeira.

“Fotoliterando” foi editado inicialmente num formato original (livro-objeto), integrando uma seleção de seis fotografias e textos sob o título “Mar de Imagens” e em Dezembro de 2016 em livro, sob o título do projeto, pela Chiado Editora, com parte do trabalho a ser desenvolvido entre 2014 e 2016.

Todas as fotografias e textos são inéditos e as histórias são imaginadas através das imagens. «Temas como a infância, o amor, a amizade, a ausência e a solidão perpassam as imagens e textos do livro numa linguagem que, em grande parte, se pode dizer poética», revelam os autores da obra.

Desde 2016, o projeto tem estado em exposição em várias cidades portuguesas, como Lagos (Galeria LAR), Porto (Hard Club-antigo mercado Ferreira Borges), Portimão (Casa Manuel Teixeira Gomes) e Lisboa (Lx Factory) e ainda em Espanha (Badajoz).

Já este ano esteve em exposição permanente na Casa Teixeira Gomes, em Portimão, e na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Fábio Eusébio é licenciado em Gestão e foi vencedor do 1º prémio da 7ª corrida fotográfica de Monchique em 2011 e do concurso de fotografia “Monchique Topo do Algarve” em 2013.

Em 2016 venceu o 2º concurso de fotografia digital “Um Olhar sobre o Património Histórico e Natural do concelho de Lagoa” e ainda a 16ª corrida fotográfica de Portimão.

Quanto a Helena Lourenço é docente do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário e autora da adaptação para crianças da obra “Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado”, já apresentada na Biblioteca de Albufeira.

Comentários

pub