Lagos veste-se de azul para celebrar a Europa (e o Mar)

O Dia da Europa (9 de Maio) será celebrado no Algarve, com o tema “Mar” a marcar as atividades previstas […]

O Dia da Europa (9 de Maio) será celebrado no Algarve, com o tema “Mar” a marcar as atividades previstas para Lagos. A conferência RIS3Azul, às 15h00, no Auditório dos Paços do Concelho Século XXI, ou uma caça ao tesouro para as turmas de 2º ciclo das Escolas Básicas do concelho, às 10h45, no Centro Histórico de Lagos, são algumas das propostas para assinalar este dia em «terra de navegadores».

Logo às 10h00, haverá o hastear da bandeira, seguido de discursos de boas vindas por parte de Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, e Francisco Serra, presidente da Comissão do Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Ao longo do dia, o programa oferecido à população é de celebração e festa, para recordar que se assinalam os 60 anos sobre assinatura dos Tratados de Roma e os 30 anos do programa Erasmus, com direito a performances de teatro e visitas a projetos financiadas pelo Programa Operacional Regional, como a Igreja de Santo António e o Museu Municipal Dr. José Formosinho, às 11h15.

Já a conferência Ris3Azul, no período da tarde, proporá aos participantes debater as escolhas estratégicas da região, consubstanciadas na RIS3, os projetos em curso (ou não) e o lugar do Algarve na Política Comum de Pescas.

«Mais Atlântico ou mais Mediterrâneo Ocidental?», um filme proposto pela associação SCIAENA, e uma comunicação inicial de Conceição Santos, da Direção Geral de Recursos Marítimos, darão o tom para a mesa redonda moderada pela professora Maria João Bebbiano, da Universidade do Algarve, explica a Câmara de Lagos.

Nas celebrações, que vão ainda alinhar as comemorações e o debate com a proposta para o Dia Europeu do Mar a celebrar a 20 de Maio, também haverá música, a encerrar, às 19h00, com a Academia de Música de Lagos a interpretar a “Sinfonia n.o 2: Mare Nostrum, Op. 124 (2004), de Jorge Salgueiro”, no Centro Cultural daquela cidade.

A CCDR Algarve, o Centro Europe Direct Algarve e o CRESC Algarve 2020 associam-se, assim, este ano, à Câmara Municipal de Lagos, para comemorar um dia que quer celebrar a paz e unidade na Europa, celebrando o aniversário da “Declaração Schuman”.

A 9 de Maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir dois importantes recursos o carvão e o aço que eram a base do poderio militar e desenvolvimento industrial como garante da paz . Em 1951 é criada a CECA – Comunidade do Carvão e do Aço. Esta primeira organização supranacional abriu o caminho para a CEE – Comunidade Económica Europeia, mais tarde chamada União Europeia.

«O 9 de Maio – Dia da Europa – foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos», conclui a Câmara de Lagos.

Para consultar a programação completa clique aqui.

Comentários

pub