História de Agripina é tema de palestra em Estoi

A palestra «Agripina, a jovem, e a família Júlio-Cláudia», por Rosena Aben-Athar Kipman, bióloga e amante de história, realiza-se na […]

A palestra «Agripina, a jovem, e a família Júlio-Cláudia», por Rosena Aben-Athar Kipman, bióloga e amante de história, realiza-se na quinta-feira, dia 18 de Maio, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi.

A palestra aborda a história de Agripina, uma «mulher, forte e inteligente, que vivenciou e ajudou a escrever a história do Império Romano», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve.

«Foi descendente do grande Júlio César quer do lado materno, quer do lado paterno», além de ter sido «bisneta, sobrinha, irmã, esposa e mãe de Imperadores Romanos».

Também «foi a primeira Imperatriz a ter o título de Augusta e foi a única que deixou escrito uma biografia».

Este evento é a quinta palestra do ciclo Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e coordenado por Adriana Nogueira, que promove um novo olhar sobre o Mundo Antigo através da literatura, da arte, filosofia e arqueologia.

O projeto está, também, integrado no Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos 2017. Roseana Aben-Athar Kipman é bióloga , professora «e uma apaixonada leitora e estudiosa do Mundo Antigo, em especial, sobre do Império Romano. Brasileira por nascimento, reside em Faro por escolha profissional», conclui a Direção Regional de Cultura.

Comentários

pub