Fluxo e tráfego de passageiros no Algarve aumentaram (mesmo em época baixa)

Os números do Boletim Algarve Conjuntura do 4º trimestre de 2016 (Outubro, Novembro e Dezembro) não deixam dúvidas: houve um […]

Os números do Boletim Algarve Conjuntura do 4º trimestre de 2016 (Outubro, Novembro e Dezembro) não deixam dúvidas: houve um aumento de 20,8% quanto ao número de voos no Aeroporto Internacional de Faro, comparando com o trimestre homólogo anterior, um aumento de 10.1% nos passageiros a usar o serviço de comboios regional e também uma «recuperação» nos volumes de tráfego na A22, no troço da A2 no Algarve e na Ponte Internacional do Guadiana.

Também no último relatório divulgado, que dizia respeito a Julho, Agosto e Setembro – a denominada época alta – os números tinham sido positivos.

De acordo com este estudo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), o Aeroporto de Faro registou um total de 9.613 voos e de 1.370.339 passageiros (movimento comercial).

Quanto ao aumento do número de passageiros esta foi a décima primeira variação trimestral homóloga positiva consecutiva (desde o 2º trimestre de 2014).

Neste trimestre, de Outubro, Novembro e Dezembro, Faro movimentou um total de 91.954 passageiros com os restantes aeroportos do espaço nacional, valor que corresponde a 6,7 % do total do movimento de passageiros no trimestre. Comparativamente com o trimestre homólogo do ano anterior, destaca-se o significativo aumento de 36,9% do movimento com os aeroportos nacionais.

Quanto ao tráfego médio diário (TMD) nos eixos rodoviários principais há também aumentos relativamente ao trimestre homólogo anterior: de 10,6% no troço da A2 “Almodôvar / S. B. Messines” (6.799 veículos/dia), de 12,7% na A22 (8.585 veículos/dia) e de 13,6% na Ponte Internacional do Guadiana (5.939 veículos/dia).

Para os tráfegos na A2 e na A22 esta é mesmo a décima quarta variação trimestral homóloga positiva consecutiva (desde o 3º trimestre de 2013), enquanto para o tráfego na Ponte Internacional é já a décima consecutiva (desde o 3 trimestre de 2014).

O serviço regional do modo ferroviário (Lagos – Vila Real de Santo António) movimentou um total de 420.197 passageiros, o que representa um aumento de 10,1% relativamente ao trimestre homólogo anterior.

O serviço de Longo Curso (ligações dos serviços Alfa e Intercidades) movimentou um total de 163.424 passageiros, valor superior em 11,6% ao valor do trimestre homólogo anterior.

No caso do serviço regional confirma-se mesmo a retoma das variações homólogas positivas (4º trimestre consecutivo de aumentos). Quanto ao Longo Curso este é já o décimo quarto trimestre consecutivo de variações homólogas positivas.

Quanto ao modo fluvial/marítimo registou-se um movimento de 78.873 passageiros nas carreiras da Ria Formosa – o que corresponde a um aumento de 18,0% relativamente ao trimestre homólogo anterior –, e um movimento de 24.804 passageiros na carreira do Guadiana (Vila Real de Santo António / Ayamonte).

Esta corresponde a um aumento de 8,8% relativamente ao trimestre homólogo anterior – que, assim, retoma a série de trimestres consecutivos de variações trimestrais homólogas positivas.

Quanto ao tráfego médio diário nos eixos rodoviários secundários, e considerando somente os cinco postos nos quais é possível estabelecer comparações com os trimestres homólogos anteriores houve aumentos de tráfego de 0,7% (5.857 veículos/dia) no troço São Bartolomeu de Messines/Tunes do IC1, de 3,2% (13.969) no troço da EN125 Tavira/Olhão e de 7,3% (3.351) no troço do IC4 Odeceixe/Aljezur.

Mas, nestes dados divulgados pela CCDR Algarve, também há decréscimos: 1,0% (39.083 veículos/dia) no troço do IC4 SJ Venda/Faro, e de 7,7% (2.339) no troço da ER270 SB Alportel/Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Estas variações, sobretudo a irregularidade que se verifica de trimestre para trimestre, são explicadas pela CCDR com «os aumentos verificados nos eixos portajados e, sobretudo, julga-se, com as perturbações causadas por intervenções/melhoramentos em algumas ligações e pela entrada em funcionamento de variantes em torno dos principais aglomerados».

No que respeita ao movimento de passageiros no transporte coletivo rodoviário há sobretudo o aumento de 4,4% no movimento das ligações inter-regionais (168.369 passageiros).

O movimento nas ligações internacionais (4.718 passageiros) aumentou somente 0,7%, e nas ligações urbanas (1.179.857 passageiros) apenas 0,1%. Nas ligações interurbanas (regionais) foram movimentados 1.433.095 passageiros, o que corresponde a um decréscimo de 2,7%.

Esta é a «quarta variação trimestral positiva consecutiva nas carreiras urbanas, enquanto nas restantes escalas persiste alguma irregularidade, com a alternância de variações positivas e negativas, não sendo assim possível detetar um padrão ou uma tendência», conclui a CCDR.

Este boletim pode ser consultado aqui.

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