Festival da Oralidade continua hoje com oficinas de formação e documentários sobre o Algarve Interior

O FOrA – Festival da Oralidade do Algarve continua esta quinta-feira, em Portimão, com duas ações de formação no Espaço […]

O FOrA – Festival da Oralidade do Algarve continua esta quinta-feira, em Portimão, com duas ações de formação no Espaço Raiz (antiga escola primária da Pedra Mourinha), uma de manhã, com o historiador Rui Aballe Vieira a falar sobre sobre os métodos e as aplicações da história oral, outra à tarde (17h00), com a Oficina de Contadores de Histórias, por Ana Machado.

À noite, às 21h30, há paragem obrigatória no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. «Documentar o Algarve Interior» é um projeto da Algarve Film Commission, que tem estado em digressão por toda a região e agora chega a Portimão.

Serão exibidas nove curtas-metragens de realizadores algarvios, que retratam as vivências e tradições dos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António. Esta sessão contará também com a presença dos dois responsáveis por este projeto, Laura Carlos e Eduardo Pinto.

Entretanto, o FOrA começou ontem da melhor forma, com o colóquio «Se a memória não me falha… História Oral: metodologias e boas práticas», no Museu de Portimão. Especialistas da História Oral de todo o país e não só partilharam as suas experiências na recolha e tratamento de testemunhos orais e no seu trabalho enquanto fontes historiográficas.

Os museus e a comunidade, os arquivos de história oral, o passado recente testemunhado pelos seus protagonistas e os problemas que se colocam na comunicação, preservação e interpretação dessa memória – foram alguns dos temas que preencheram esta jornada de trabalho organizada pela parceria entre a Associação Teia D’Impulsos e o Centro de História d’Aquém e d’Além Mar da FCSH/NOVA e Universidade dos Açores, com o apoio do Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA.

A noite terminou da melhor forma com um concerto dos OrBlua, um projeto criado por músicos multi-instrumentistas algarvios que encontraram na oralidade do Algarve a sua grande fonte de inspiração. Foi um momento de encontro com as raízes musicais da região em diálogo com novas abordagens e linguagens.

Amanhã, sexta-feira, 12 de Maio, o programa do FOrA inclui, entre outras iniciativas, a tertúlia «Memórias dum Clube da Terra», cujo objetivo é recordar alguns dos feitos do Portimonense ao longo dos seus 102 anos de existência, que terá lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

 

Clique aqui para conhecer mais sobre o FOrA.

Comentários

pub