Faro: Alunos da Pinheiro e Rosa provaram que as palavras são «armas de libertação»

O cenário era hipotético, mas levou a que alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, tivessem, esta quinta-feira, […]

O cenário era hipotético, mas levou a que alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, tivessem, esta quinta-feira, dia 4 de Maio, de assumir «o poder da palavra» face um rapto de três colegas. Esgrimindo argumentos, provaram que «valor da amizade vale mais que qualquer tesouro», mas também que as palavras «podem ser armas de libertação».

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do Dias das Línguas. Para assinalar a data os alunos do 1º ano do curso de Organização de Eventos também criaram um percurso de desafios, nos quais os seus colegas tinham de declamar poemas e interpretar um pequeno diálogo em inglês, espanhol ou francês.

Já na autêntica “luta de argumentos” pela salvação das colegas, «a palavra foi uma arma poderosa para apelar ao sentimento e à razoabilidade, mostrando, aquando da libertação das colegas raptadas, que uma vida humana é inestimável», explica a turma que organizou o evento.

Dando vida ao mote: “não sejas nêspera”, a partir do poema de Mário Henrique Leiria, «os alunos provaram que têm mais sumo do que caroço, lutando afincadamente, com as palavras para mudarem uma realidade adversa».

Depois de libertadas as reféns, a equipa vencedora deliciou-se com o tradicional almoço internacional, da responsabilidade do Departamento de Línguas daquela escola.

Comentários

pub