Extensões de Saúde de Bordeira e Azinhal já reabriram, agora segue-se a de Vaqueiros

As extensões de saúde de Bordeira, em Faro, e do Azinhal, em Castro Marim, reabriram esta quarta-feira, 24 de Maio, com […]

Reabertura da extensão de saúde do Azinhal

As extensões de saúde de Bordeira, em Faro, e do Azinhal, em Castro Marim, reabriram esta quarta-feira, 24 de Maio, com a presença de Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde. Para o futuro segue-se a extensão de Vaqueiros, para a reabertura do qual até já foi assinado um protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Câmara de Alcoutim.

A extensão de saúde de Bordeira tinha sido encerrada em Novembro de 2015, pela ARS, entidade que então tinha alegado «desadequação das instalações». A Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe tomou «as obras a seu cargo, tendo investido mais de 12 mil euros», segundo esta autarquia. A própria população ajudou com oferta de equipamentos e mão-de-obra.

Segundo Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia e eleito pela CDU, «sabemos quais são as prioridades, mesmo quando o PSD e o seu Governo implementaram a sua política de encerramento de serviços públicos e mesmo quando alguns responsáveis diziam que bastava o Centro de Saúde de Santa Bárbara, para onde não existem transportes públicos».

«Temos em Bordeira uma população envelhecida e jovens casais que se querem fixar e que precisam de cuidados de saúde primários próximos de si», acrescentou o autarca. Este Pólo de Saúde da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Faro abrange 362 utentes e vai funcionar às quintas-feiras, das 09h00 às 17h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

«Tivemos visão e vontade mesmo quando outros não as tinham. Não baixámos os braços, lutámos com a população, trabalhámos e investimos. Com visão e vontade, consegue-se ultrapassar mais facilmente os problemas e quem ganha são as pessoas. Felizmente mudaram os tempos e mudaram as vontades», referiu, ainda, Sérgio Martins.

No Azinhal, situação idêntica: também foi a Câmara de Castro Marim a realizar as obras necessárias, já concluídas há cerca de um ano, num investimento «que rondou os 30 mil euros».

O polo de saúde da Unidade de Saúde Familiar Baesuris, no Azinhal, está já a funcionar, numa primeira fase, um dia por semana, das 8h00 às 14h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico, abrangendo cerca de 400 utentes.

«O encerramento desta extensão de saúde, bem como da de Odeleite, da responsabilidade do governo anterior, deixou desamparada uma população envelhecida e fragilizada, com problemas de mobilidade e dificuldade de acesso a transportes. Foi desumano e inexplicável», disse Francisco Amaral, social democrata e presidente da Câmara de Castro Marim.

 

Os presidentes da Câmara de Alcoutim e da ARS Algarve assinam protocolo para reabertura da extensão de Vaqueiros

«Valeu a pena esta luta e este investimento do município. Agora vamos lutar pela reabertura da extensão de Odeleite», disse o autarca de Castro Marim, sublinhando as declarações do secretário de Estado Manuel Delgado de que a saúde é um direito que foi retirado àquelas populações.

E se, por agora, a reabertura da extensão de Odeleite ainda é apenas um desejo, a de Vaqueiros, em Alcoutim, será uma realidade, confirmada por Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve, e por Osvaldo Gonçalves, presidente daquela Câmara Municipal.

«A autarquia irá suportar totalmente as obras de adaptação do espaço, com projeto já aprovado e em fase de adjudicação, que prevê a abertura dentro de poucas semanas. Ao fim de mais de três anos de luta nos gabinetes, iremos ter novamente médico em Vaqueiros dois períodos por semana», revelou Osvaldo Gonçalves.

Ontem, durante a visita do secretário de Estado da Saúde ao Algarve, Paulo Morgado, presidente da ARS, disse esperar «terminar este ano com mais médicos, mais enfermeiros e mais técnicos na ARS e isso vai-nos permitir alguma folga para podermos prestar um serviço diferente e melhor às populações».

O secretário de Estado Manuel Delgado aproveitou ainda a sua deslocação à região algarvia para inaugurar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina, em Vila do Bispo, visitar o “Projeto do Centro de Saúde das Brincadeiras”, em Loulé, e presidir à cerimónia da celebração de protocolos de cooperação com diversas entidades regionais no âmbito do projeto “Algarve Coração Seguro”, em Albufeira.

 

Comentários

pub