Eventos desportivos na Ria Formosa juntaram 4000 pessoas em «contacto com a natureza»

As iniciativas “18ª Marcha Corrida e “3º Trail da Ria Formosa”, realizadas no passado domingo (21 de Maio), contaram a […]

As iniciativas “18ª Marcha Corrida e “3º Trail da Ria Formosa”, realizadas no passado domingo (21 de Maio), contaram a participação de «mais de 4000 pessoas», que estiveram em «contacto com a natureza», tendo uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal – a Ria Formosa – como pano de fundo.

Segundo a Câmara de Faro, este contacto, aliado à prática de exercício físico ao ar livre, foi mesmo «o grande atrativo» para a iniciativa.

No âmbito da parceria celebrada com o Banco Crédito Agrícola distribuíram-se t-shirts evocativas da mensagem “Faro, Desporto todo o Ano”, estratégia que, segundo a autarquia, pretende afirmar aquela localidade «como capital também no que toca ao desporto, cada vez mais ativa e dinâmica».

Neste evento realizaram-se, ainda, 260 rastreios de saúde, que incluíram a medição da tensão arterial, glicémica e índice de massa corporal.

Com o objetivo de alertar para a preservação do ambiente, sob o lema “não deixe mais do que as suas pegadas”, também houve a colaboração da empresa municipal FAGAR que, no recinto e em todo o percurso, distribuiu contentorização diferenciada.

O programa incluiu também momentos de animação acompanhados pela Mais Algarve, como a atuação do Grupo Folclórico de Faro e uma sessão de aquecimento e de alongamentos lideradas pelo Judo Clube do Algarve.

A organização colocou à disposição de todos os participantes uma renovada “área multidesportos”, apoiada pela Decathlon Faro e pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, um “espaço pic-nic”, uma “zona de exposições” promovida pelo Grupo Entreposto, «e muitos milhares de laranjas e águas (com o apoio da Cacial, Frutas Álvaro Paço e Jumbo de Faro)», conta a autarquia.

Dos 4000 participantes, 150 dizem respeito à 3ª edição do Trail da Ria Formosa, realizado em parceria com a Altimetria Associação Desportiva. No pódio, em masculinos, ficaram Paulo Soares (1º), Rui Martins (2º) e Carlos Alves (3º).

Já em femininos, em 1º lugar ficou Ana Grande, seguida de Patrícia Cabrita, com Cátia Neto (3º) a fechar as contas.

«Das opiniões recolhidas no final do evento junto dos participantes concluiu-se que foi muito elevado o grau de satisfação perante a iniciativa, neste que é considerado por muitos o melhor e maior evento desportivo do Algarve e do calendário do Instituto Português do Desporto e Juventude. A beleza do local onde a atividade se realiza, os percursos disponibilizados, a animação inicial, a cuidada organização do evento e o clima favorável, foram fatores que contribuíram para o sucesso do evento», diz a Câmara de Faro.

Estas iniciativas contaram com a colaboração de mais de duas dezes de entidades concelhias associativas e empresariais. Para seguir mais atividades clique aqui.

Comentários

pub