Deputados do PSD apresentam pacote legislativo com oito projetos para o Algarve

Cristóvão Norte e José Carlos Barros, deputados algarvios do PSD, anunciaram hoje a apresentação de um pacote legislativo, sobre matérias […]

Cristóvão Norte e José Carlos Barros, deputados algarvios do PSD, anunciaram hoje a apresentação de um pacote legislativo, sobre matérias que têm a ver com Algarve, constituído por oito projetos de resolução. O anúncio teve lugar à margem das Jornadas Parlamentares do PSD, que estão a decorre em Albufeira.

As propostas têm como tema o novo hospital do Algarve – solicitando os deputados a «reposição da prioridade da infraestrutura na futura geração de hospitais no país» -, a requalificação da EN 125 no troço Olhão-Vila Real de Santo António e suspensão da cobrança da A22 durante os trabalhos, nos troços correspondentes às zonas em obra, a ligação da ferrovia ao aeroporto de Faro, que «estava prevista pelo anterior Governo e foi retirada das opções pelo atual», a revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Costa Vicentjna e Sudoeste Alentejano, o avanço da intervenção no Porto de Portimão, de modo a permitir que se triplique o número de passageiros de cruzeiros a desembarcar, a tomada de medidas para defender o marisqueio e a apanha de bivalves, atividades que têm sido prejudicadas por sucessivas interdições devido à presença de toxinas, a conclusão do sistema de regadio de Silves, Lagoa e Portimão, através da ligação à albufeira do Funcho – há «700 agricultores afetados pelo impasse» -, e ainda, na área da cultura, um projeto de resolução sobre a escassez de recursos humanos na Fortaleza de Sagres, «necessários para dar resposta às solicitações» dos visitantes.

Cristóvão Norte considerou que «este é o mais completo pacote legislativo que foi apresentado sobre o Algarve na Assembleia da República».

O deputado social-democrata acrescenta que o pacote «trata de matérias estruturantes, apresenta soluções concretas e está rigorosamente alinhado com as preocupações dos algarvios. É uma excelente oportunidade para fazermos mais pelo Algarve. Seria bom, e muito útil, que as restantes forças políticas construíssem propostas sobre estes temas para avançarmos».

A respeito de um novo hospital, questão que ainda ontem foi abordada por Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, na sua visita ao Hospital de Faro, o deputado Cristóvão Norte assume: «todos conhecemos a urgência de um novo hospital. Está previsto desde 2005 – Sócrates lançou a primeira pedra -, mas nunca viu a luz do dia. O problema é que o Governo inscreveu quatro novos hospitais no Orçamento. O Algarve não é um deles. Isso é inaceitável, já que os estudos técnicos assumidos por todos os governos colocam o Algarve em segundo. A ordem de prioridades tem que ser reposta. O novo hospital será determinante para atrair recursos humanos, em particular médicos. Deve avançar quando possível, mas não ser preterido por outros menos necessários».

Quanto à EN125, o deputado esclareceu ser «muito importante lançar a requalificação do troço da EN 125 entre Olhão e Vila Real de Santo António. Em 2016, não avançou, pois o Governo cortou no investimento público».

O parlamentar algarvio acrescenta: «Apoiamos essa obra. Quando for realizada, o Governo deve suspender as portagens nos troços correspondentes aos intervencionados. Não o fez agora por teimosia, com os custos desnecessários e intoleráveis para os algarvios. No futuro, tem que ser diferente».

Comentários

pub