Criação de “apps” didáticas junta professores algarvios e de três países em Cáceres

Professores da Universidade do Algarve (UAlg) e da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, que estão a desenvolver aplicações […]

Professores da Universidade do Algarve (UAlg) e da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, que estão a desenvolver aplicações pedagógicas para dispositivos móveis em conjunto com congéneres seus de outros três países,  vão estar até 5 de Maio na Facultad de Formación del Profesorado da Universidad da Extremadura, em Cáceres, Espanha, num encontro dos parceiros do projeto “Milage”.

Este projeto financiado pela União Europeia, liderado pela universidade algarvia, reúne professores e alunos de Portugal, Espanha Noruega e Turquia. Além da UAlg e da Pinheiro e Rosa, são parceiros a Nord University e a Verdal Upper Secondary School (Noruega), a Cag University (Turquia) e a Universidad de Extremadura e a IES Norba Caesarina (Espanha).

«Esta reunião de trabalho tem como objetivo central a formação de professores nas tecnologias de realidade aumentada aplicada ao desenho de materiais didáticos na área da Matemática. Pretende-se ampliar o espaço de aprendizagem tradicional a ambientes virtuais, através da implementação de metodologias blended-learning, aplicações móveis e realidade aumentada. Com este projeto pretende-se ainda dar um passo em frente e introduzir aplicações móveis (tablets, smartphones) enquanto dispositivos chave para serem utilizados nos processos de ensino/aprendizagem da Matemática», segundo a UAlg.

Para já, e na sequência do trabalho que já foi feito desde o lançamento do projeto “Milage”, foram criados e-books para o 11º e 12º ano.

«Também foi desenvolvida a app gratuita “Milage Aprender+”, para iOS e Android, traduzida para cinco idiomas (português, castelhano, norueguês, turco e inglês). Em português estão disponíveis conteúdos para o ensino da Matemática do 1º ao 11º ano de acordo com os programas nacionais e mais de 2000 alunos já estão a usar esta aplicação móvel», acrescentou a universidade algarvia.

O “Milage: Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality” é um projeto Erasmus+.

Comentários

pub