Coleção de azulejaria do Museu Ramalho Ortigão de Faro ganha prémio SOS Azulejo

Uma «extraordinária coleção de azulejos» pertencente ao Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, sediado na Capitania do Porto de Faro, foi […]

Uma «extraordinária coleção de azulejos» pertencente ao Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, sediado na Capitania do Porto de Faro, foi galardoada com o prémio “SOS Azulejo 2016”, na categoria “Investigação em História de Arte”.

Esta coleção foi doada pelo próprio Ramalho Ortigão, e o prémio será entregue dia 22 de Maio, no Palácio da Fronteira, em Lisboa, em reconhecimento do «trabalho de investigação levado a cabo por Alexandre Pais e Constança Lima, conservadores do Museu Nacional do Azulejo, e por Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro», diz aquela Câmara Municipal.

Neste trabalho de investigação podemos ter acesso a uma biografia deste farense, que além de importantes cargos na Marinha, ainda experimentou uma passagem na política como deputado algarvio e governador-geral de Cabo Verde.

«Quanto aos azulejos, mais de uma centena de exemplares datados entre os séculos XVI e XX, completam o que resta do estudo e afirmam que algumas da suas peças estão ao mesmo nível das coleções de azulejaria mais importantes do país», explica a Câmara de Faro.

«Ao Almirante Ramalho Ortigão com o seu esforço, dedicação e sacrifício se ficou a dever a recuperação, transformação e reordenamento do o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão», acrescenta.

«À sua perseverança e amor pela cultura, ficaram, a terra natal e o próprio país, devedores do restabelecimento de um valioso espólio patrimonial, artístico e científico, depositado num dos museus marítimos de maior interesse nacional e cujo acervo Faro vem reclamando», considera, ainda, a Câmara de Faro.

Isto porque, segundo o que o Sul Informação, existe o risco de o espólio sair do concelho de Faro.

A aposta «que o Município tem vindo a realizar no seu património, que tem sido constante e variada, procurando abranger o maior número possível de expressões desse mesmo património, é reconhecida agora na forma deste galardão que antecede o lançamento, brevemente, de uma publicação da autarquia de Faro com o apoio do Montepio, que ficará à disposição da sociedade farense e de quem nos visita, honrando a memória de Ramalho Ortigão».

Tal vai ainda dar «um importante contributo para o conhecimento desta prestigiada coleção do Museu Municipal de Faro».

Comentários

pub