Câmaras de Vila do Bispo e Olhão distinguidas pela sua presença na Internet

As Câmaras de Vila do Bispo e Olhão estiveram em destaque ao ganhar, cada qual, o primeiro prémio num dos […]

As Câmaras de Vila do Bispo e Olhão estiveram em destaque ao ganhar, cada qual, o primeiro prémio num dos quatro critérios dos  Troféus do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais, promovidos pela Universidade do Minho com o apoio da Microsoft. A autarquia vila-bispense foi distinguida com o 1º prémio na categoria «Serviços Online» e a olhanense venceu no critério «Participação».

No ranking geral Ipic2016, o município do Barlavento consegue o segundo lugar a nível nacional, entre as 308 câmaras do país. Para isso, contribuiu a quarta posição conseguida no critério «conteúdos: tipo e atualização». Já Olhão ficou em 39º lugar do ranking geral.

Para o cálculo do índice, foram avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites camarários, 32 grupos de indicadores, distribuídos por quatro critérios: «Conteúdos: Tipo e Atualização»; «Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web»; «Serviços Online»; e «Participação».

Para o presidente da Câmara de Vila do Bispo Adelino Soares, este resultado é um motivo de orgulho para o município e mostra que Vila do Bispo está no caminho certo na forma como comunica com a população através da Internet

Já a autarquia olhanense precisou que o prémio que ganhou foca «os mecanismos de participação que as câmaras municipais disponibilizam ao cidadão».

«Para o apuramento dos resultados, foram avaliados seis indicadores: canais de contacto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões; espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião; presença nas redes sociais; participação de ocorrências; orçamento participativo e consulta do PDM», acrescentou.

«É sempre satisfatório vermos reconhecidos os esforços e investimentos que fazemos no sentido de proporcionar aos nossos Municípes um acesso à informação e um diálogo com os nossos serviços cada vez mais fácil. Nesse sentido, não há dúvida de que a internet é uma ferramenta preciosa, que aproxima o Munícipe do Município», considerou o presidente da Câmara de Olhão António Pina.

Comentários

pub