Câmara de Portimão distribui mais de 420 mil euros por 66 associações do concelho

A Câmara de Portimão assinou na sexta-feira contratos-programa de apoio a 66 associações do concelho, com um verba total de […]

A Câmara de Portimão assinou na sexta-feira contratos-programa de apoio a 66 associações do concelho, com um verba total de mais de 421 mil euros. Estes subsídios surgem após «um longo hiato», motivado pela difícil situação financeira da autarquia.

Da verba a distribuir, 312 453 euros destinam-se a despesas de funcionamento das associações apoiadas. Os restantes 99 894 euros serão destinados à melhoria das instalações e ao alargamento dos programas que as coletividades oferecem.

«Este dinheiro é disponibilizado a 17 associações de apoio social, 27 de desenvolvimento cultural e recreativo e 22 associações desportivas. As primeiras recebem 70 618 euros para despesas de funcionamento e 4324 euros dedicados ao investimento. As segundas recebem 76 835 euros para o seu funcionamento e 69 970 para o investimento. As últimas veem disponibilizada uma verba de 174 mil euros para funcionamento e 25 600 euros para investimento», precisou a Câmara de Portimão.

Na cerimónia de assinatura dos contratos programas, a presidente da Câmara de Portimão elogiou o movimento associativo do concelho por «durante três anos e meio ter mantido a cidade em movimento sem qualquer apoio financeiro do município».

Ainda assim, acrescentou a Câmara de Portimão, quando «a melhoria da situação orçamental para o ano de 2017 se tornou evidente», o executivo «fez questão que os primeiros contratos-programa fossem dirigidos a estas associações, como forma de agradecimento pelo seu importante papel na vida dos munícipes portimonenses».

«A relevância deste papel foi reconhecida por todas as forças políticas presentes na Câmara Municipal de Portimão que aprovaram os contratos-programa por unanimidade», concluiu a autarquia.

Comentários

pub