Câmara de Olhão investe 200 mil euros em parques infantis do concelho

A Câmara de Olhão está a investir 200 mil euros na requalificação de dois parques infantis do concelho e na […]

A Câmara de Olhão está a investir 200 mil euros na requalificação de dois parques infantis do concelho e na construção de duas novas infraestruturas para acolher as brincadeiras dos mais pequenos, na Quinta João de Ourém e no Circuito de Manutenção dos Pinheiros de Marim.

No sábado, dia 20 de Maio, foi inaugurado o parque infantil da Fuzeta, após «intervenção profunda», estando também a ser requalificado o parque do Bairro 28 de Setembro, segundo a Câmara de Olhão.

O parque infantil da Fuzeta situa-se junto ao cais de embarque desta localidade do concelho de Olhão, e mantém, após a renovação, «a área de jogo e recreio, de forma a assegurar o mesmo número de equipamentos anteriormente existentes e a garantir a área de segurança das crianças».

«Os antigos equipamentos, que já não ofereciam condições de segurança, foram substituídos por um baloiço, uma mola, uma estrutura multifunções e um balancé de mola dupla», segundo a autarquia.

A 1 de Junho, Dia da Criança, será reinaugurado o parque infantil do Bairro 28 de Setembro. Aqui, a Câmara optou por retirar a areia existente na área de jogo e recreio e parte da área de lajetas de betão vermelho, «de forma a ampliar a respetiva área de jogo».

«Em termos de mobiliário urbano, foi implantada uma pérgula de madeira, de forma a fornecer sombra, e um conjunto de mesas e cadeiras. No que diz respeito aos equipamentos de recreio, os mais pequenos vão passar a dispor de um baloiço, um jogo multifunções composto por uma torre e um escorrega e um balancé com molas para quatro crianças», descreveu a autarquia.

Entretanto, estão já em construção dois novos espaços de brincadeira, cuja inauguração deverá acontecer a 16 de Junho, Dia da Cidade.

O parque infantil da Quinta João de Ourém situar-se-á a Escola Professor Paula Nogueira e a urbanização situada na saída de Olhão para o Pechão. Entre os equipamentos que oferecerá contam-se «um espaço de jogo e recreio, que pretende colmatar as necessidades existentes até agora naquela zona em termos de espaços infantis». «O equipamento infantil, de linhas contemporâneas, contempla uma estrutura multifunções, uma mola individual, uma mola oscilante de 3 postos, um baloiço e um escorrega», segundo a autarquia.

«Na área envolvente ao espaço de jogo e recreio, foi introduzida uma zona pedonal livre de obstáculos, de forma a facilitar a circulação de todos os utentes, designadamente daqueles que apresentem mobilidade condicionada. De forma a tornar o equipamento mais aprazível, foram também plantadas diversas árvores e introduzidos bancos em betão», acrescentou.

Já o novo parque infantil do Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, que também será construído de raíz, «contempla dois espaços distintos, destinados ao usufruto por parte de crianças de diferentes idades» e será dotado «de um baloiço, três molas, uma mola tripla e duas estruturas multiusos para diferentes idades».

«Ao longo deste mandato, temos dado passos de gigante no sentido de dotar Olhão de espaços, novos ou requalificados, que proporcionem aos olhanenses o bem-estar e a qualidade de vida que merecem. Este conjunto de obras, quer nos parques infantis do concelho, quer no próprio Circuito de Manutenção de Pinheiros de Marim, é mais uma etapa desse percurso, que pretendemos continuar a trilhar. As nossas crianças merecem ter espaços de lazer condignos, onde se possam divertir em segurança», considerou o presidente da Câmara de Olhão, António Pina, durante a inauguração do parque infantil da Fuzeta.

Comentários

pub