Autoridade Marítima desaconselha a entrar no mar nos próximos dias, mesmo que o calor convide

O calor vai voltar a fazer-se sentir, nos próximos dias, com os termómetros a subir aos 26 graus no Algarve, […]

O calor vai voltar a fazer-se sentir, nos próximos dias, com os termómetros a subir aos 26 graus no Algarve, mas deve-se evitar entrar no mar, já que «as condições do estado do mar e a configuração das praias não estão favoráveis à prática balnear», avisou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Numa altura em que a maioria das praias continuam sem vigilância e não há nadadores-salvadores para acudir aos que estiverem em dificuldades, ainda há perigos próprios desta altura do ano, em que a areia das praias ainda não foi reposta de modo a criar «as condições normais da época de verão». Além de «fundões junto à linha de água», deve-se ter em conta que «​os perfis de gradiente (declive) das praias ainda não estão suavizados, existindo condições mais favoráveis para se formarem agueiros e correntes marítimas mais fortes junto à praia». Por outro lado, a «temperatura da água do mar é ainda baixa, pelo que potencia o choque térmico».

«Assim, existindo ainda estes fenómenos de perigo, que não são visíveis nem podem ser antecipados, alertam-se as pessoas que devem proteger-se e acima de tudo evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada», avisou a AMN.

Comentários

pub