Atletas do Quénia e do Benfica serão os “ponta-de-lança” da Maratona de Lagos

Os atletas vindos do Quénia Daniel Kipchirchir Komen e Beatrice Cherono e os maratonistas Paulo Antunes e Mónica Silva, do […]

Os atletas vindos do Quénia Daniel Kipchirchir Komen e Beatrice Cherono e os maratonistas Paulo Antunes e Mónica Silva, do Benfica, são os nomes de peso da próxima edição da Meia Maratona de Lagos, que vai disputar-se no dia 14 de Maio.

Os mais de mil participantes esperados vão percorrer a Avenida dos Descobrimentos, passar no Forte da Ponta da Bandeira, na Praça do Infante e na Meia Praia, antes de terminarem a prova sobre água. Os últimos 150 metros da meia maratona «são percorridos a escassos centímetros sobre a água», num dos pontos da amarração da Marina de Lagos, segundo o Olímpico Clube de Lagos, que organiza a prova.

Uma das novidades da 29ª edição da Meia Maratona Intermarché Marina de Lagos é a inclusão da prova Campeonato do Algarve de Fundo. Isto leva a organização a perspetivar «um novo recorde na corrida e elevar a fasquia no número de inscrições».

Entre os atletas que já se sabe que estarão presentes, conta-se Daniel Komen, campeão dos 1500 metros no Campeonato do Mundo em 2007 e duas vezes vice-campeão mundial no Campeonato do Mundo de Pista Coberta, sendo, por isso, «um dos mais fortes candidatos à vitória final».

«No sector feminino, a queniana Beatrice Chorondo e a portuguesa Mónica Silva prometem uma luta de grande nível. A queniana já percorreu a distância em 1h12m28, enquanto a atleta do Benfica tem como cartão-de-visita várias vitórias em Meias Maratonas disputadas em Portugal, bem como vários pódios a nível nacional e internacional», segundo a organização.

Para André Santos, presidente do Olímpico Clube de Lagos, esta prova «é especial não só para a organização mas também para a cidade e para os atletas. A aproximação à meta, em que os atletas correm no passadiço da Marina a poucos centímetros da água, tem vindo a ganhar fama e temos participantes de todo o país que querem participar na meia maratona onde se corre sobre a água».

Relativamente à presente edição, «as expetativas são elevadas pois nos últimos anos tivemos uma média de 700 participantes e queremos chegar aos mil. Outro objetivo é selar um recorde da prova que vigora desde 1993 com a mais-valia de este ano se realizar em simultâneo com o Campeonato do Algarve de Fundo».

Para além da prova principal, com partida em frente ao hotel Marina Club Lagos Resort e chegada na Marina de Lagos, junto à ponte levadiça, realiza-se também a Mega Caminhada Sopromar / Mini Maratona Hospital São Gonçalo de Lagos. Antes decorre uma mini-aula de zumba para aquecer os motores.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou no site da organização.

Comentários

pub