Amanhã abre nova UCC Vicentina e reabrem extensões de saúde de Bordeira e do Azinhal

O secretário de Estado da Saúde visita amanhã o Algarve, para inaugurar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina […]

O secretário de Estado da Saúde visita amanhã o Algarve, para inaugurar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina em Vila do Bispo e para presidir à cerimónia da celebração de protocolos de cooperação com diversas entidades regionais no âmbito do projeto «Algarve Coração Seguro» no Hotel Alísios, em Albufeira.

A visita de Manuel Delgado contempla ainda uma deslocação ao concelho de Loulé, no âmbito das comemorações da Semana do Município, e aos Pólos de Saúde de Bordeira (concelho de Faro) e de Azinhal (concelho de Castro Marim), que reabrem.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, «estas unidades vão reabrir, após terem sido alvo de obras de conservação, beneficiação, requalificação e adaptação funcional, com o objetivo de as dotar de melhores condições de funcionamento, beneficiando tanto os utentes, como os profissionais de saúde».

Assim, a deslocação do secretário de Estado começa em Vila do Bispo, às 10h30, com uma visita à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina.

Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Vila do Bispo, a UCC Vicentina, que abrange cerca de 5500 utentes, inscritos e residentes no concelho, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, incluindo apoio domiciliário dos cuidados continuados integrados.

Sendo uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, esta é 12ª Unidade de Cuidados na Comunidade na região do Algarve (5 no ACES Barlavento; 5 no ACES Central e 2 no ACES Sotavento).

Ao meio dia, Manuel Delgado estará em Loulé, para visitar o Projeto do Centro de Saúde das Brincadeiras, no Parque Municipal da cidasde, onde os profissionais irão dar a conhecer os vários serviços de saúde às crianças, com o intuito de demonstrar que é um espaço onde também se pode brincar e aprender, desmistificando o medo relativamente às instituições de saúde.

O governante irá depois ao terreno disponibilizado pela Câmara de Loulé para a construção de raiz da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé.

Às 15h00, no Hotel Alísios, em Albufeira, o secretário de Estado preside à assinatura do protocolo de cooperação do Projeto Algarve Coração Seguro. Participam neste projeto o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC), a Administração Regional de Saúde (ARS), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) e ainda a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA)

Segundo a ARS, esta cooperação tem como objetivo «garantir mais saúde, segurança e bem-estar a população do Algarve e a todos aqueles que nos visitam».

Nesse âmbito, o ABC vai promover ações de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE), destinadas a operadores turísticos, hoteleiros, espaços comerciais e públicos, com vista a «dotar e reforçar a capacidade de resposta dos profissionais da área do turismo e das diversas unidades hoteleiras da região para a prestação de primeiros socorros em situações de emergência».

A terminar o dia, o governante vai presidir à reabertura da Extensão de Saúde de Bordeira (concelho de Faro), às 17h00. A ARS salienta que este Pólo de Saúde da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Faro abrange 362 utentes e vai funcionar às quintas-feiras, das 09h00 às 17h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Uma hora depois, o secretário de Estado Manuel Delgado estará no Azinhal (concelho de Castro Marim), para a reabertura da Extensão de Saúde desta aldeia. Trata-se de um Pólo de Saúde da Unidade de Saúde Familiar Beasuris de Castro Marim, que abrange cerca de 400 utentes e vai funcionar às quartas-feiras, das 08h00 à 14h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Comentários

pub