Almargem: Aprovação de AIA de mina de feldspato em Monchique «é impensável»

A Associação Almargem considera «impensável» a aprovação do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) para a instalação de uma mina […]

A Associação Almargem considera «impensável» a aprovação do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) para a instalação de uma mina de feldspatos da Sifucel, na Corte Pequena, em Monchique.

No parecer da Almargem, em relação ao EIA que esteve em consulta pública, a associação ambientalista considera que o processo é «desajustado e ilegal» e contrapõe vários pontos do estudo.

Sobre a localização da exploração, a Almargem diz que «existem dezenas de outros locais apropriados para instalar a mina e não apenas um único. Por exemplo, a leste da zona aqui em questão, existem algumas áreas previstas no PDM de Monchique para exploração de sienito».

No EIA é referido que no local só existe uma habitação isolada, ainda que fique a mais de um quilómetro da zona de exploração, o que a associação diz ser «pura mentira», uma vez que «num raio de um um quilómetro existem diversas habitações, nomeadamente nos montes da Casa Velha, Maias, Malhada Velha, Penedos e Malhada Quente.

Por isso, defende a Almargem «o EIA deveria ter apresentado várias outras alternativas, algumas delas certamente mais adequadas, tendo em conta a proximidade de habitações e o problema dos acessos».

Para a associação, «tendo em conta que a empresa Sífucel não possui qualquer licença para avançar com a exploração de feldspatos na zona das Carapitotas, a APA deveria ter recusado liminarmente a admissão do processo de AIA, o que não aconteceu».

Além disso, prossegue o parecer, «em face dos trabalhos ilegalmente já desenvolvidos pela empresa», que o Sul Informação noticiou, a APA «deveria mesmo ter aberto um processo de contra- ordenação».

A associação considera ainda que o acesso rodoviário é «absolutamente incapaz de sustentar o trânsito contínuo de camiões industriais» e acrescenta que a localização prevista para a instalação da mina se situa «numa zona de protecção de aquíferos, essencial para abastecimento de água a diversos locais, nomeadamente da freguesia de Alferce».

Também existem no local, segundo a Almargem, «vários habitats legalmente protegidos e espécies vegetais de grande interesse conservacionista».

Por isso, «apesar do apoio incompreensível da APA, o projeto de exploração de feldspatos da Corte Pequena, na realidade localizado no sítio das Carapitotas (Monchique, Alferce), não pode avançar», conclui a associação.

Comentários

pub