Algarve e Andaluzia assinam acordo para criar itinerário pelos castelos de fronteira

A Direção Regional de Cultura e a Consejeria de Cultura da Junta da Andaluzia assinaram, esta quarta-feira, dia 17 de […]

A Direção Regional de Cultura e a Consejeria de Cultura da Junta da Andaluzia assinaram, esta quarta-feira, dia 17 de Maio, o acordo de financiamento do projeto “Os Castelos de Fronteira: Desenvolvimento do Turismo Cultural Transfronteiriço” (FORTours).

O projeto, que será implementado no âmbito do Programa de Cooperação Interreg V A Espanha – Portugal (POCTEP 2014-2020), pretende, segundo explica
Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura, «implementar um itinerário transfronteiriço que integra as fortificações baixo e tardomedievais do Sudoeste Peninsular».

Segundo nota enviada às redações pela Direção Regional de Cultura, «os parceiros apostam no investimento das novas tecnologias e esperam poder atingir o tecido empresarial transfronteiriço, para o desenvolvimento de aplicações que permitam a geo-localização deste património em paralelo com a criação de um Portal WEB para difusão do itinerário».

Dos dois lados da fronteira, em Portugal e na Andaluzia, serão implementadas aplicações interativas comuns, «para usufruto nos monumentos, nas paisagens e nos lugares históricos associados ao Itinerário», acrescenta a Direção Regional de Cultura.

Alexandra Gonçalves diz que será concentrada «a nossa atenção e ação em novos formatos da mediação da atividade turística que correspondem à criação dum universo sensorial e narrativo ou seja ao universo digital das aplicações, dos jogos e/ou reconstituições interativos».

A implementação de soluções TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) tem como objetivos «oferecer modelos de experiência alternativos, baseados no consumo de novos conteúdos digitais, em continua interação, gerando a possibilidade de experiências tanto durante o percurso do itinerário como antes e depois da visita», conclui a Direção Regional de Cultura.

Comentários

pub