Alcoutim investe quase 1 milhão de euros a construir 21 km de novas condutas de abastecimento de água

A Câmara Municipal de Alcoutim anunciou hoje a aprovação, pelo programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso […]

A Câmara Municipal de Alcoutim anunciou hoje a aprovação, pelo programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), de uma sua candidatura que significa a construção de 21 quilómetros de novas condutas de abastecimento de água, num investimento de perto de 1 milhão de euros.

Segundo aquela autarquia do Nordeste Algarvio, a candidatura contempla a construção de infraestruturas de abastecimento de água a 13 localidades do concelho: Alcaria Alta, Azinhal, Castelhanos, Diogo Dias, Fonte Zambujo, Fonte Zambujo de Cima, Laborato, Martim Longo, Pão Duro, Pessegueiro, Tacões, Tremelgo de Baixo e Tremelgo de Cima.

Trata-se da execução de diversas condutas adutoras, de ligação entre o sistema em alta (Águas do Algarve) e as redes de distribuição das localidades.

«Além de se estender o serviço a populações ainda não abastecidas na área de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve», o investimento permite «alterar as origens de água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea, melhorar significativamente a qualidade da água de abastecimento e integrar vários sistemas num único subsistema, com uma origem comum de água (albufeiras de Odeleite – Beliche)».

A candidatura, no valor global de cerca de 992 mil euros, irá desenvolver-se em três empreitadas distintas: a primeira diz respeito à construção da conduta de abastecimento de água a Pessegueiro e respetiva fiscalização (637.513,30 euros), a segunda refere-se à conduta de reforço da rede de abastecimento de água de Martim Longo (63.344,50 euros) e a terceira à construção de condutas de ligação entre o sistema e alta e sistemas em baixa no concelho de Alcoutim (291.773,52 euros).

Na reunião da Câmara Municipal do passado dia 26 de Abril, foi já aprovada a abertura de Concurso Público para a empreitada de execução de condutas de abastecimento de água a Pessegueiro.

A conduta de abastecimento de água a Pessegueiro inclui o abastecimento a Diogo Dias, Azinhal e Tremelgo, contemplando a construção de 7,5 quilómetros lineares de condutas em PVC.

«Trata-se de um avultado investimento, articulável com as políticas de criação de infraestruturas na área do abastecimento de água, principalmente da melhoria da sua qualidade, seguidas pela autarquia nos últimos anos, criando-se cerca de 21 quilómetros de novas condutas», salienta a Câmara.

«Além da melhoria das condições de vida da população residente, a concretização destes projetos representa também uma indiscutível valorização do concelho de Alcoutim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo», conclui a autarquia alcouteneja.

Comentários

pub