Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente seco», tendo mesmo sido «o 5º […]

Crédito: Depositphotos

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente seco», tendo mesmo sido «o 5º mês de Abril mais quente desde 1931», revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

«O valor da temperatura máxima foi o mais alto desde 1931 e o valor da temperatura mínima esteve ligeiramente acima do normal», acrescenta o IPMA.

Ao longo do mês (ver figura abaixo), ocorreram valores muito altos da temperatura máxima, muito superiores aos valores normais para este mês, sendo de destacar os períodos de 10 a 12 e 17 a 19 de Abril.

No que respeita aos valores médios da temperatura, os dias 18 e 19 foram os mais quentes do mês, com o valor da temperatura média de 19.0°C. O valor médio da temperatura máxima foi mais alto no dia 11,com 28.0°C. No caso da temperatura mínima, o valor médio mais alto ocorreu no dia 18, com 12.3°C.

No dia 18, registou-se o maior valor da temperatura máxima, 32.9°C, em Aljezur. O maior valor da temperatura mínima, 19.1°C, ocorreu no dia 12 em Portalegre.

 

O IPMA acrescenta que, no mês passado, verificaram-se «ondas de calor, de grande duração e extensão», entre os dias 2 a 24, nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, de 2 a 13 e de 15 a 24, nas restantes regiões do Norte e Centro-Norte (com exceção da faixa costeira), e em grande parte dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, bem como de 2 a 13, nas regiões do Centro-Sul e no Alentejo.

«Esta onda de calor, pela sua extensão espacial e temporal, pode ser considerada a mais significativa observada neste mês desde 1941», diz ainda aquele Instituto.

Em relação à precipitação, o mês de Abril classificou-se como «extremamente seco, sendo o mais seco desde 1931». O IPMA indica que, em cerca de 40% das estações da rede meteorológica, não foi registada precipitação até ao dia 29 de Abril.

De acordo com o índice meteorológico de seca – PDSI, no final do mês, verificou-se, em relação ao final de Março, «um aumento significativo da área em situação de seca, em particular nas regiões do Norte e Centro, com muitos locais nas classes de seca meteorológica moderada a severa».

No final deste mês, cerca de 96% do território estava em seca fraca a moderada e apenas a região do Algarve não se encontrava em situação de seca.

Comentários

pub