Vila do Bispo debate as potencialidades do “seu” mar

O «Mar de Vila do Bispo» vai estar no centro do debate em nova edição do seminário «Potencialidades de um […]

Boca do Rio

O «Mar de Vila do Bispo» vai estar no centro do debate em nova edição do seminário «Potencialidades de um Concelho», que decorrerá no dia 28 de Abril, Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo.

O encontro vai reunir «especialistas, investigadores e agentes tutelares em torno do nosso território, no sentido da partilha do seu conhecimento e da circulação de informação entre a comunidade local, enriquecendo a capacidade de comunicação dos nossos operadores turísticos», segundo na Câmara de Vila do Bispo.

Para a autarquia, «o profundo conhecimento das realidades que nos envolvem e do território que habitamos», que no caso do concelho algarvio está intimamente relacionado com o Mar, é fundamental.

Para ajudar a lançar mais luz sobre formas de potenciar este recurso natural, o seminário será composto por quatro painéis, «moderados por individualidades de destaque a nível regional e nacional», subordinados aos temas “Desportos Náuticos”, “Recursos Marinhos”, “Biodiversidade” e “Mar de Histórias, Histórias do Mar”.

Através deles pretende-se dar a conhecer algumas das potencialidades naturais, culturais e paisagísticas que diferenciam este concelho.

 

Programa:

9h30: Abertura do Secretariado

10h00: Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares

I Painel – Desportos Náuticos
Moderador: Adelino Soares (Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo)

10h15: Surf, bodyboard, windsurf, supadlle e pesca submarina na 1º pessoa – Zara Mata (Presidente do Algarve Surf Clube); Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres); Dr. Joel Ramos (Wind4all); Dr. Miguel Ferreira (Goodfeeling); Professor Doutor Fernando M. Duarte Pereira (Presidente da Comissão Nacional de Mergulho da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas)

10h45: Qualificação do Turismo Ativo Náutico – Fernando M. Duarte Pereira (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)

II Painel – Recursos Marinhos
Moderador: Valentina Calixto (Diretora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina)

11h30: O Pescado de Sagres – Sérgio Faias (Vogal do Conselho de Administração da Docapesca Portos e Lotas, S.A.)

11h45: Qualidade das àguas do Mar e das Praias de Vila do Bispo – Conceição Gago (Agência Portuguesa do Ambiente, Região Hidrográfica do Algarve)

12h00: Percebes – Biologia e Sustentabilidade da Atividade Marisqueira – Teresa Cruz (Departamento de Biologia da Universidade de Évora)

12h15: Aquacultura Atlântica na Costa de Vila do Bispo – Rodrigo Clímaco (Biólogo Marinho)

III Painel – Biodiversidade
Moderador: Maria de Lurdes Cristiano (Diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve)

14h30: As Esponjas de Sagres e a Biotecnologia – Pedro Lima (Biólogo Marinho – Sea4us)

14h45: Investigação Subaquática e Biodiversidade da Gruta da Catedral, Sagres – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve

15h00: Observação de Cetáceos nos Mares de Vila do Bispo – Sara Magalhães (Bióloga Marinha – MarIlimitado)

15h15: Aves Pelágicas e Birdwatching Marinho em Vila do Bispo – Ana Santos (Bióloga Ambiental da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves)

15h45: Assinatura de Protocolo de Colaboração para a realização da 8.ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres
Município de Vila do Bispo, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve

IV Painel – Mar de Histórias, Histórias do Mar
Moderador: António Branco (Reitor da Universidade do Algarve)

16h15: D. Carlos I, o Algarve e o Estudo do Mar – Perspetivas sobre a Ação de um Rei-Oceanógrafo – Artur de Jesus (Licenciado em História – Câmara Municipal de Vila do Bispo)

16h30: A Boca do Rio e a Exploração de Recursos Marinhos em Época Romana – João Pedro Bernardes (Arqueólogo e docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve)

16h45: As Marcas do Grande Tsunami de 1755 na Bacia da Boca do Rio – Pedro Costa (Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

17h00: Mapa toponímico da Costa de Sagres – Luís Bentes (Biólogo Marinho do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve)

17h15: Projeto U35 – A Rota e os Afundamentos de um Submarino Alemão nos Mares de Sagres no Contexto da 1º Guerra Mundial – Augusto Salgado e  Jorge Russo (Investigadores do Centro de Investigação Naval (Escola Naval, Marinha Portuguesa)

17h45: Sessão de Encerramento

(Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares e Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário)

Comentários

pub