PSD confirma coligação com CDS em Portimão e aprova candidatos para Silves, Lagos, Aljezur e Loulé

A Comissão Política Nacional do PSD aprovou, na quinta-feira, o acordo de coligação com o CDS-PP em Portimão, bem como […]

A Comissão Política Nacional do PSD aprovou, na quinta-feira, o acordo de coligação com o CDS-PP em Portimão, bem como os candidatos pelo partido às Câmaras Municipais de Aljezur, Lagos, Silves e Loulé.

Assim, Hélder Manuel da Ponte Cabrita será o cabeça de lista do PSD à Câmara de Aljezur e José Valente Graça o candidato em Loulé, enquanto Rogério Pinto e Nuno Serafim voltam a candidatar-se em Silves e Lagos, respetivamente.

Na sua reunião de quinta-feira, a CPN dos social-democratas aprovou mais 55 candidatos a presidentes de Câmara, incluindo três acordos de coligação com o CDS-PP, mas que têm cabeças de lista indicados pelos democratas-cristãos. É o caso de Portimão, onde a coligação será liderada pelo centrista José Pedro Caçorino, como o Sul Informação noticiou em primeira mão.

Hélder Cabrita, que é o vice-presidente da secção concelhia de Aljezur do PSD, é o único vereador do partido na Câmara daquela vila da Costa Vicentina. Em Aljezur, PSD e CDS concorrem em coligação, mas o cabeça de lista é social-democrata.

A Câmara de Aljezur é presidida por José Amarelinho, do PS, que se recandidata.

Em Loulé, já se sabia que José Graça, antigo vice-presidente da Câmara, no mandato anterior, seria o candidato social-democrata. O seu nome tinha já sido aprovado por unanimidade, pela Comissão Política do PSD Algarve, numa reunião a 31 de Março, e foi agora homologado a nível nacional.

A sua candidatura veio substituir a de Joaquim Guerreiro, que foi obrigado a abandonar a corrida à Câmara de Loulé devido a graves problemas de saúde.

A Câmara de Loulé é presidida por Vítor Aleixo, do PS, que se recandidata.

Em Silves, o professor e antigo presidente da Câmara Rogério Pinto volta a ser o cabeça de lista do PSD.

O candidato, de 63 anos, licenciado em Educação Física, presidiu à Câmara de Silves por menos de um ano, entre Novembro de 2012 e Setembro de 2013, em substituição de Isabel Soares, que tinha renunciado ao mandato para assumir funções na administração da empresa Águas do Algarve.

No entanto, nas Eleições Autárquicas de 2013 Rogério Pinto foi derrotado por Rosa Palma, candidata da CDU. Ainda assim, manteve-se na Câmara como vereador da oposição.

A Câmara de Silves é presidida por Rosa Palma (CDU), que se recandidata.

Em Lagos, o PSD (em coligação com o CDS) volta a candidatar o seu vereador Nuno Serafim, de 39 anos, advogado. O cabeça de lista dos social-democratas tinha sido antes membro da Assembleia Municipal, onde cumpriu dois mandatos, entre 2005 e 2013.

A Câmara de Lagos é presidida por Joaquina Matos, do PS, que se recandidata.

Além de Portimão, no Algarve haverá ainda candidaturas conjuntas de PSD e CDS em nove outros concelhos algarvios: Faro, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Vila do Bispo.

 

Clique aqui para ver o Mapa Interativo (e em atualização constante) com todos os candidatos já anunciados às Câmara do Algarve

 

 

Comentários

pub