Portimão promove debate e troca de experiências sobre Reabilitação Urbana, Património e Turismo

A III Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer em Portimão entre 18 e 21 de Abril, tendo como tema a […]

A III Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer em Portimão entre 18 e 21 de Abril, tendo como tema a “Reabilitação Urbana, Património e Turismo”, inspirado na declaração da ONU que considera 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Durante quatro dias, o TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, um dos espaços emblemáticos da zona da Operação de Reabilitação Urbana da ARU-centro histórico de Portimão, será o espaço privilegiado para debates, conferências e exposições, que «irão abordar e ilustrar a forma como a reabilitação urbana tem estimulado a economia local, nomeadamente o comércio e o turismo, e a importância de uma preocupação crescente com o ambiente, património e planeamento do território».

Do programa, constam painéis de debate e conferências sobre a Reabilitação Urbana e Turismo Sustentável, Materiais de Construção e Reabilitação Urbana e Património, que contarão com a participação de especialistas nestas matérias, bem como exposições e um concurso de fotografia, que desafiam a diferentes olhares sobre o centro histórico de Portimão.

A sessão inaugural terá lugar na terça-feira, dia 18 de Abril, às 15h00, e contará com a presença da presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, do vereador com o pelouro da Regeneração Urbana, Pedro Xavier, e do vogal do Conselho Diretivo do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Luís Maria Gonçalves.

Irão seguir-se os painéis de apresentação do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana sobre “Políticas de Programa no âmbito da Reabilitação Habitacional e Regeneração Urbana” e da ARU – área de Reabilitação Urbana / Centro Histórico de Portimão.

A jornada terminará, às 16h30, com uma degustação de doces regionais e a inauguração de duas exposições que ficarão patentes no TEMPO durante a Semana de Reabilitação Urbana: “Desenhar Portimão”, dos Urban Sketchers do Algarve, e “Leve Portimão Consigo”, dos alunos do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A primeira exposição é o resultado dos trabalhos realizados durante o encontro dos Urban Sketchers do Algarve que teve lugar em Portimão no passado dia 26 de Março, iniciativa que também ocorreu no âmbito do programa de atividades do município ao nível da ARU-Centro Histórico de Portimão.

Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham a região do Algarve em diários gráficos e que se encontram para desenhar pontualmente.

“Leve Portimão Consigo” é uma mostra dos trabalhos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo e um convite a conhecer o centro histórico de Portimão, através de postais turísticos pintados a aguarela pelos alunos do 10º ano, que também estarão disponíveis para oferta em alguns estabelecimentos comerciais na zona da “Rua das Lojas”.

Nas montras de alguns estabelecimentos comerciais, poderão também ser apreciadas maquetes de alguns dos edifícios emblemáticos da cidade, na mostra “Portimão Antigo”, realizadas pelos alunos do 10º e 11º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

 

O dia 19 de Abril será dedicado aos materiais de construção. Às 15h00, terá lugar uma apresentação da CIMPOR, seguida, às 15h45, de “Como reabilitar e renovar sustentadamente sem destruir”, painel conduzido por representantes da NEUCE. Após um coffee break será a vez de Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo, apresentar um painel intitulado “A Força da Metamorfose”.

Quinta-feira, dia 20 de Abril, será dedicado à reabilitação urbana e turismo sustentável, com o primeiro painel a cargo de Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve. Às 15h30, Ana Velosa, da Universidade de Aveiro, dará uma palestra sobre “Reabilitação do Património Edificado – Impacto no/do Turismo” e a terminar a tarde, haverá um painel sobre o caso de Sintra.

O último dia, sexta-feira, será dedicado à reabilitação urbana e património. Nesse sentido, Pedro Cepeda, assessor da Presidência no Município de Penafiel, e Amadeu Portilha, vice-presidente do Município de Guimarães, apresentarão painéis sobre o impacto que políticas públicas de reabilitação e valorização urbana tiveram no desenvolvimento das suas cidades.

Às 16h15, Bruno Oliveira e Marlene Santos, do Estúdio ODS Arquitectura, irão partilhar a sua experiência com o projeto do Hostel CONII, situado num edifício do século XIX que foi recuperado de forma a manter a fachada original em Quarteira.

Por fim, o último painel intitula-se “VRSA a céu aberto” e será da autoria de Renata Ferreira, da SGU- Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António.

Entre os dias 18 e 20 de Abril decorrerá, igualmente, um concurso de fotografia organizado pela Divisão de Regeneração Urbana da Câmara Municipal de Portimão.

Os participantes são encorajados a partir à descoberta do centro histórico e a partilharem a sua visão sobre o património edificado, vivências e cultura. A participação é gratuita com inscrições e informações através do email [email protected].

A participação na Semana da Reabilitação Urbana está aberta a todos os interessados e é de acesso livre.

 

 

REABILITAÇÃO URBANA, PATRIMÓNIO E TURISMO
18 a 21 de Abril • PORTIMÃO
Local: TEMPO- Teatro Municipal de Portimão

Terça-feira, dia 18 de Abril – Sessão Inaugural

15h00 – Cerimónia de Abertura da III Semana da Reabilitação Urbana
Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão
Pedro Castelo Xavier, Vereador da Câmara Municipal de Portimão
Luís Maria Gonçalves, Vogal do Conselho Diretivo do IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

15h30 – Painel I: “Políticas e Programas no âmbito da Reabilitação Habitacional e Regeneração Urbana”
Luís Maria Gonçalves, Vogal do Conselho Diretivo do IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

16h00 – Painel II : Apresentação da ARU – centro histórico de Portimão

16h30 – Degustação de Doces Regionais e Inauguração das Exposições :
“Desenhar Portimão”, Urban Sketchers Algarve e “Leve Portimão Consigo”, Alunos do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

QUARTA, DIA 19 ABRIL – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

15h00 – Painel I : Apresentação da CIMPOR
António Mesquita e José Domingos Costa – CIMPOR

15h45 – Painel II “Como reabilitar e renovar sustentadamente sem destruir”
Marco Santos e José Leandro – NEUCE

16h15 – Coffee Break

16h30 – Painel IV : “A Força da Metamorfose”
Alexandre Pais, Museu Nacional do Azulejo

QUINTA, DIA 20 DE ABRIL – REABILITAÇÃO URBANA E TURISMO SUSTENTÁVEL

15h00 – Painel I : Região de Turismo do Algarve
Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve

15h30 – Painel II : “Reabilitação do Património Edificado –
Impacto no/do Turismo”
Ana Velosa, Universidade de Aveiro

16h00 – Coffee Break

16h15 – Painel III : “ O caso de Sintra”, representante do Município de Sintra

SEXTA, DIA 21 DE ABRIL – REABILITAÇÃO URBANA e PATRIMÓNIO

15h00 – Painel I : “Penafiel: impacto das políticas públicas no desenvolvimento urbano”
Pedro Cepeda, Assessor da Presidência no Município de Penafiel

15h30 – Painel II : “A Valorização da Reabilitação Urbana na Construção de uma Cidade Sustentável “
Amadeu Portilha, Vice- Presidente do Município de Guimarães

16h00 – Coffee Break

16h15 – Painel III : “Hostel CONII”
Bruno Oliveira e Marlene Santos, Estúdio ODS Arquitetura

16h45- Painel IV : “VRSA a Céu Aberto”
Renata Ferreira, SGU de Vila Real de Santo António

Comentários

pub