Plano de investimento de 315 mil milhões de euros é apresentado em Loulé

O Plano de Investimento para a Europa, que tem como um dos objetivos, «mobilizar apoios de, pelo menos, 315 mil […]

O Plano de Investimento para a Europa, que tem como um dos objetivos, «mobilizar apoios de, pelo menos, 315 mil milhões de euros em três anos» para Pequenas e Médias Empresas (PME), é apresentado no próximo dia 28 de Abril, das 14h15 às 17h00, no NERA – Associação Empresarial do Algarve, em Loulé.

Outros objetivos do Plano de Investimento, que será apresentado na sessão “Plano de Investimento para a Europa e as PME”, são eliminar os obstáculos ao investimento e dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projetos de investimento.

Até porque o plano prevê, também, dar a conhecer maneiras de «utilizar de forma mais inteligente os recursos financeiros novos ou existes», «apoiar o investimento na economia real» e «criar um ambiente favorável ao investimento», diz a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

«Desde a crise económica e financeira mundial, a União Europeia tem vindo a registar níveis de investimento reduzidos. O Plano de Investimento para a Europa, adotado em Novembro de 2014, é a grande iniciativa da Comissão Juncker para a recuperação económica e consolidação dos alicerces de um crescimento sustentável», acrescenta a CCDR.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, afirmou inclusive que «o Plano de Investimento da Comissão Europeia demonstrou ser um excelente recurso para estimular as Pequenas e Médias Empresas inovadoras e start-ups, bem como para criar novos empregos e oportunidades de crescimento».

A sessão conta com três comunicações iniciais já confirmadas: do eurodeputado José Manuel Fernandes, na sua qualidade de relator do Grupo no Parlamento Europeu de enquadramento do Plano de Investimento como resposta da UE à crise.

Já no âmbito das prioridades da Comissão Juncker, subordinada ao tema: “Emprego, Crescimento e Investimento” será Kim Kreilgaard, do Banco Europeu de Investimento, a apresentar o Plano de Investimento Juncker, ao passo que Ricardo Luz do IFD – Instituto Financeiro de Desenvolvimento vai falar sobre os instrumentos financeiros para as PME.

Esta iniciativa é coorganizada pelas Redes Europeias Europe Direct Algarve e Enterprise Europe Network, pela CCDR Algarve e pelo NERA.

A participação na sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O formulário de inscrição está disponível no site da CCDR do Algarve.

 

Programa da sessão “Plano de Investimento para a Europa e as PME”:

14h15: Abertura – Vitor Neto (NERA) e Francisco Serra (CCDR Algarve)

14h30: Plano de Investimento como resposta da UE à crise “Emprego, Crescimento e Investimento” no âmbito das prioridades da Comissão Juncker – José Manuel Fernandes, Deputado do Parlamento Europeu, relator do Plano de Investimento para a Europa

15h00: O Plano de Investimento Juncker – Kim Krellgaard, Diretor do Escritório do BEI em Portugal

15h30: Capitalizar – Instrumentos Financeiros para PME (Mercado de Financiamento e Empresas em Portugal |Bancos/Instituições Promocionais na Europa |Missão e Projeto IFD | Produtos e Serviços) – Ricardo Luz, Administrador Executivo do IFD

15h50: «Simplificar o Plano de Investimento para a Europa» – Ana Lopes, Europe Direct Algarve

16h00: Dicas sobre Acesso a Financiamentos UE – A plataforma “Access2Finance” e outras informações – Paulo Bota, Enterprise Europe Network

16h10: Mesa redonda: O Financiamento às PME no Algarve

Moderador: Hugo Rodrigues, Sul Informação

  • Observatório das Dinâmicas Regionais CCDR Algarve– Aquiles Marreiros
  • NERA – Vitor Neto
  • IFD – Ricardo Luz
  • BEI – Escritório em Portugal Kim Krelgaard
  • PME – Zoomarine Nelson Santos

17h00: Encerramento – Centro Europe Direct |Enterprise Europe Network | NERA

Comentários

pub
pub