Património natural e cultural em foco no Festival de Caminhadas de Alcoutim

Há caminhadas para vários gostos, e algumas nem são em território nacional. Alcoutim volta acolher um Festival de Caminhada este […]

Há caminhadas para vários gostos, e algumas nem são em território nacional. Alcoutim volta acolher um Festival de Caminhada este sábado e domingo, dias 8 e 9 de Abril, que conta com dez propostas distintas, que darão a conhecer não apenas o património natural da raia do Baixo Guadiana, mas também a cultura local.

Quem visitar a vila do Nordeste Algarvio, poderá optar entre uma caminhada que se transforma em sessão de canoagem, a bordo de um kayak na Ribeira Grande de Sanlúcar de Guadiana, uma “Aventura no Baixo Vascão”, por percorrer a Grande Rota do Guadiana (GR15) entre Odeleite e Alcoutim ou passear de máquina fotográfica na mão, para captar “Entardeceres de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana”.

Também pode passar uma “Manhã com o pastor”, caminhar “Na senda de um cesteiro” ou optar pela iniciativa “Vamos caminhar e fazer pão”. “Trilhos de Ronda no Guadiana, do Vascão a Alcoutim” e “Da morte ao sagrado, uma viagem à pré-história recente (neolítico/calcolítico). Andar, “orar” e comer” são também temas de caminhadas.

As caminhadas propostas, com diferentes níveis de dificuldade e orientadas por guias conhecedores do território, decorrem por em diferentes pontos do concelho de Alcoutim e em Sanlúcar de Guadiana.

Segundo a Câmara de Alcoutim, que organiza o evento, as iniciativas que constam do programa «são mais do que caminhadas, são uma experiência que permite aos participantes conhecer a paisagem, um pouco da História da região, espaços/monumentos culturalmente interessantes, a oportunidade de conhecer locais e “gentes”, e por vezes ainda, alguns dos locais onde poderão saborear a gastronomia típica da região».

«Pelo quarto ano consecutivo, o Município pretende evidenciar, uma vez mais, o potencial de Alcoutim como região de excelência para a prática de caminhadas na Natureza em conjugação com património natural, histórico, gastronómico e cultural diversificado», concluiu a autarquia alcouteneja.

Comentários

pub