Passeios convidam a celebrar o Dia da Terra em São Brás de Alportel

Um passeio à Azenha da Mesquita e ao Moinho do Bengado, «dois locais onde o homem sempre desenvolveu atividades ambientalmente […]

Um passeio à Azenha da Mesquita e ao Moinho do Bengado, «dois locais onde o homem sempre desenvolveu atividades ambientalmente sustentáveis»,vão assinalar este sábado, dia 22 de Abril, a partir das 10h30, o Dia da Terra, em São Brás de Alportel.

O objetivo desta iniciativa é lançar um «alerta para a importância da preservação dos recursos naturais enquanto se explora e valoriza o património histórico-arqueológico do território concelhio», diz a Câmara de São Brás.

O Moinho do Bengado, um dos lugares a visitar, é um moinho de vento em pedra e de estilo mediterrânico, construído em 1850, sendo um exemplo do chamado “moinho de cabresto”, no qual se usava um antigo sistema de tração com cordas e recurso a marcos para rodar o tejadilho em busca do melhor quadrante.

«Já a Azenha da Mesquita é um antigo moinho de água, cuja mecânica era também 100% sustentável e amiga do ambiente, sendo movido somente por energia hidráulica», explica a autarquia sãobrasense.

Para participar na atividade, organizada pela Quinta do Peral – Centro de Educação e Interpretação Ambiental de São Brás de Alportel, é preciso efetuar inscrição através dos contactos 289 845 420 ou [email protected]

No mesmo dia o sítio de Parises recebe o “Encontro de Reiki na Natureza”, uma iniciativa de participação gratuita que convida a desfrutar da natureza em pleno e a restabelecer energias. A atividade decorre entre das 9h30 às 13h00 e é organizada pelo Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel.

Comentários

pub