O “Surf Salva” em Faro, Portimão, Albufeira e Monte Gordo

A 4ª edição do projeto Surf Salva, cujo objetivo é reduzir o número de afogamentos, vai passar por Faro, a […]

A 4ª edição do projeto Surf Salva, cujo objetivo é reduzir o número de afogamentos, vai passar por Faro, a 6 de Junho e 23 de Setembro, Monte Gordo, a 15 de Agosto, Praia dos Pescadores de Albufeira, a 14 de Agosto, e pela Praia da Rocha, em Portimão, a 13 de Agosto.

Assim, a iniciativa de dia 6 decorre no Clube Surf de Faro, ao passo que a do dia 23 vem no âmbito do Faro Longboard Fest. O projeto vai oferecer o acesso a ações de sensibilização e de formação em salvamento aquático e suporte básico de vida, tendo como objetivo ajudar a reduzir o número de afogamentos.

A iniciativa, disponível também para os banhistas, conta ainda com a participação da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que estará presente com ações de sensibilização para a importância da prevenção do cancro de pele, com uma atenção especial para os nadadores salvadores que estão, durante a época balnear, muitas horas expostos ao sol.

«O número cada vez mais elevado de banhistas e as cerca de 1317 intervenções de nadadores-salvadores realizadas na época balnear passada, dão relevância a este projeto», segundo a organização.

Para o diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Capitão-de-mar-e-guerra Paulo Tomás de Sousa Costa, «o Surf Salva já faz parte da agenda da época balnear. A união de nadadores-salvadores com surfistas, e também banhistas, pode ajudar a salvar vidas e é isso mesmo que pretendemos fomentar com este projeto, em prol de praias mais seguras».

Segundo Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade social do Lidl Portugal, «o Surf Salva enquadra-se na perfeição na nossa estratégia de responsabilidade social. Tem um espirito muito positivo, inovador e promove a eficiência, que é algo que está no ADN da nossa marca. É com entusiasmo que assistimos ao interesse, cada vez maior dos surfistas ou banhistas, por este projeto. Para o Lidl Portugal, é recompensador contribuir para salvar vidas, através da dinamização deste projeto».

Rita Teles Branco, da LPCC, sublinha que «é uma oportunidade excecional podermos promover neste contexto, na praia, uma atitude responsável nos momentos de maior exposição aos raios solares. O Surf Salva é uma iniciativa que vai totalmente ao encontro da nossa missão».

Na sua edição de 2016 o projeto contou com a participação de mais de 3200 surfistas e banhistas e para este ano a expectativa é que o número cresça, havendo mais e mais pessoas a participarem nos eventos que se vão realizar entre Abril e Setembro.

Esta iniciativa já teve um evento especial regional, realizado no sábado, dia 22, na Praia da Rocha, a que se seguem outros a 29 de Abril, em Carcavelos, e 6 de Maio, em Matosinhos. As atividades em Portimão permitiram aos nadadores salvadores e praticantes de desportos aquáticos como o surf, experienciar em cenário real a utilização de meios complementares como a moto de salvamento marítimo, a moto 4×4, a embarcação salva vidas e a prancha de salvamento.

Comentários

pub