O ócio e o negócio nas villas romanas do Algarve motiva palestra em Milreu

«Otium et Negotium nas villae da Lusitânia Romana» é o tema da palestra a apresentar por João Pedro Bernardes, arqueólogo […]

«Otium et Negotium nas villae da Lusitânia Romana» é o tema da palestra a apresentar por João Pedro Bernardes, arqueólogo e professor da Universidade do Algarve, esta quinta-feira, 27 de Abril, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro).

Esta será a 2ª palestra do ciclo “Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam”, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e coordenado por Adriana Nogueira, que promove um novo olhar sobre o Mundo Antigo através da literatura, da arte, filosofia e arqueologia. Trata-se de um projeto integrado no Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – 2017.

As villae romanas, como Milreu, além de constituírem as unidades produtivas por excelência do mundo romano, são ainda espaço de representação das elites.

«A villa é assim, no dizer de António, urbs in rure, ou seja, é a cidade no campo, naquilo que a cidade representa do mundo culto e civilizado, quanto o campo se apresenta como mundo selvagem, que se domestica e civiliza para gerar riqueza», explica a direção regional de Cultura.

É esta dualidade que se irá explorar ao longo da apresentação, ora visitando os espaços produtivos, ora os espaços de lazer e de auto afirmação dos proprietários, quer através de tópicos literários caracterizadores de ambos os espaços, quer através do que o registo arqueológico nos vai revelando.

João Pedro Bernardes é doutorado em Arqueologia pela Universidade de Coimbra. É professor associado com agregação da Universidade do Algarve, onde leciona nos cursos de licenciatura de Património Cultural e Arqueologia e ainda em vários cursos de mestrado.

Tem participado e liderado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, versando sobretudo temas de Arqueologia romana. Foi responsável por algumas escavações arqueológicas nas ruínas de Milreu.

Comentários

pub