No IPDJ vai-se “Comemorar Abril” para que não se apague a memória

A exposição documental “Comemorar Abril – Para que não se apague a memória de 48 anos de luta pela Liberdade” […]

A exposição documental “Comemorar Abril – Para que não se apague a memória de 48 anos de luta pela Liberdade” vai ser inaugurada no dia 21 de Abril, às 19h00, na galeria de exposições da Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro.

Durante a inauguração será proferida, pelo investigador Manuel Pereira, a palestra “O Contributo dos Algarvios no 25 de Abril”.

«”Comemorar Abril – Para que não se apague a memória de 48 anos de luta pela Liberdade” é uma exposição documental, que nasceu da vontade de homenagear os atores democratas que estão na ação dos factos narrados», diz o IPDJ.

A mostra consiste num resumo dos acontecimentos históricos, que decorreram entre 1910 com a implantação da República, passando pelo golpe militar de 28 de Maio, que impõe a ditadura, levando-nos até ao dia 25 de Abril de 1974.

“Comemorar Abril” culmina em 1977, com a tomada de posse dos primeiros autarcas eleitos após o 25 de Abril, «uma das mais importantes conquistas de Abril», diz o IPDJ.

A exposição é uma iniciativa da CIVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, em parceria com o IPDJ, e estará patente até 12 de Maio, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 as 18h00.

Comentários

pub