Música, cinema, palestras e pré-história fazem Dia Internacional dos Monumentos

“Um dia e uma noite na Pré-História”, no dia 22 de Abril, das 14h00 às 22h30, nos Monumentos Megalíticos de […]

“Um dia e uma noite na Pré-História”, no dia 22 de Abril, das 14h00 às 22h30, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, a palestra “Onde estão aos Antigos na poesia portuguesa de hoje”, no dia 18, às 18h00, na Ruínas Romanas de Milreu, e a música do «consagrado organista» João Vaz, no dia 22, às 21h30, na Igreja da Sé, em Faro, são algumas das iniciativas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril) no Algarve.

Apesar de as celebrações se circunscreverem a um dia há propostas na região até dia 22 de Abril. Assim, à palestra, a cargo de Ana Isabel Soares, professora da Universidade do Algarve, junta-se, por exemplo, o projeto “Filhos do Fogo de Deus – crónicas de uma história de opressão racial”, na Fortaleza de Sagres, no dia 19, às 10h30.

Tanto esta iniciativa como a palestra “Onde estão os Antigos na poesia portuguesa de hoje” fazem parte do programa DiVaM 2017, subordinado ao tema “Lugares de Globalização”.

Já a palestra é a primeira do ciclo Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam desenvolvido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, que promove um novo olhar sobre o Mundo Antigo através da literatura, da arte, filosofia ou arqueologia.

A performance de “Filhos do Fogo de Deus – crónicas de uma história de opressão racial” é criada «a partir de um conceito desenvolvido num sermão do Padre António Vieira, com Mário Spencer, Thomas Bakk», e com roteiro de Tela Leão e produção da Partilha Alternativa Associação Cultural.

Já no dia 21 de Abril tem início o projeto educativo “Saber Viver, Saber Sentir” (das 9h00 às 13h00) da Associação Internacional de Paremiologia, direcionado para a comunidade escolar de Estói, em torno da sabedoria milenar dos povos, expressa por meio dos provérbios.

“Desenhar Arqueologia em Milreu” decorre, por sua vez, no dia 22 de Abril, das 14h00 às 17h00. Este será um workshop de descoberta de uma das fases do trabalho arqueológico – o desenho arqueológico – com a Archaeofactory e os arqueólogos Joana Baço e Tiago Fraga. Dirigido ao público em geral, é necessária inscrição prévia gratuita através de [email protected].

A Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres, acolhe mais uma sessão do Video Lucem, inserida no 365 Algarve, no dia 22 de Abril, às 16h30, com a exibição dos filmes “Ascensão”, de Pedro Peralta, que conta com a presença do realizador, e “Simão do Deserto”, de Luis Buñuel.

Faro também não faltou à chamada para este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Assim as comemorações começam esta terça-feira, dia 18 de Abril, com uma sessão de sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação dos revestimentos tradicionais em fachadas, a cargo de Teresa Correia, vereadora do Urbanismo, no Salão Nobre dos Paços do Município.

A sessão contemplará depois a projeção de um documentário, apresentado por Isabel Valeverde, a propósito dos revestimentos exteriores de edifícios.

O documentário conta com a intervenção de dois especialistas: José Aguiar, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e Goretti Margalha, da Câmara Municipal de Beja. O filme contém ainda depoimentos de “escaioladores” locais e dos investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil: Rosário Veiga e António Santos Silva. Segue-se um período de conversa aberto à participação do público.

No dia 22, sábado, terá lugar uma visita à Igreja da Sé, ao Seminário e ao Paço Episcopal, «monumentos com séculos de história e com um património artístico de imensa riqueza, adquirido e patrocinado pela Diocese», diz a Câmara de Faro.

Esta visita, que se inicia junto à igreja da Sé, às 15h00, a cargo de Francisco Lameira, docente da Universidade do Algarve, e especialista em História de Arte, «é uma oportunidade valiosa de conhecer o passado destes edifícios notáveis e os tesouros artísticos que guardam no seu interior», acrescenta a autarquia. A terminar a visita está ainda previsto um momento musical de fado com Luís Manhita.

Por seu lado, Lagos promove uma vista gratuita ao Mercado de Escravos e à vila-adentro, no perímetro da cidade de Lagos medieval, no dia 19, das 10h00 às 12h00, com ponto de encontro nas Arcadas do Mercado de Escravos.

O limite de participantes é de 20 e a inscrição é gratuita, mas obrigatória, podendo ser feita para o 961864708 ou [email protected].

Já no dia 20 será a vez de haver uma visita guiada ao Museu Municipal e Igreja de Santo António, das 11h00 às 12h00, com ponto de encontro no átrio do Museu. O limite também são 20 participantes, a inscrição é obrigatória e gratuita, e pode ser feita para o 282 762 301 ou [email protected]

Segue-se, a 21, um percurso performativo de oralidade no património, pelo Teatro Experimental de Lagos, integrado no 365 Algarve.

«Através de uma seleção de histórias e do seu conto, os participantes verão desvendadas histórias fantásticas de espíritos, almas, lendas e aparições, fruto de um imaginário coletivo algarvio, herdeiro do encontro das culturas cristã e islâmica», diz a Câmara de Lagos.

O ponto de encontro é no átrio do Museu, com máximo de participantes (20). Os bilhetes custam 6 euros, e as inscrições e levantamento dos bilhetes obrigatórios é feita até às 17h00 de 20 de Abril, no Museu Municipal. As inscrições podem ser feitas ligando para o 282 762 301 ou e-mail [email protected].

Por fim vai subir ao palco da igreja de Santo António o concerto “Triosonatas do grande Johann Sebastian Bach”, do trio Gundersen/Hamberg/Sá, no dia 22 de Abril, às 18h00. A entrada é gratuita mas condicionada ao número de lugares sentados: 80.

A entrada nos monumentos sob alçada da Direção Regional de Cultura é gratuita nos monumentos no dia 18 de Abril, assim como no Museu Municipal José Formosinho, o Forte da Ponta da Bandeira e no Mercado de Escravos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Comentários

pub