Ministro Pedro Marques vai a Alcácer do Sal acompanhar início das obras no IC1

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas participa amanhã, dia 18, às 17h00, na apresentação pública da empreitada de beneficiação […]

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas participa amanhã, dia 18, às 17h00, na apresentação pública da empreitada de beneficiação do troço do IC-1, entre Alcácer do Sal e Grândola.

A apresentação com a participação do ministro Pedro Marques terá lugar na saída para Viveiros.

A empresa Infraestruturas de Portugal tinha anunciado em Março que, depois da aprovação do Tribunal de Contas, iria dar início a uma intervenção com «carácter de urgência», no sentido de «eliminar ou mitigar boa parte dos atuais problemas da via», no lanço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola Norte».

Este troço do IC1, antes integrado na subconcessão do Baixo Alentejo, regressou para a jurisdição direta da Infraestruturas de Portugal no início deste mês.

Por forma a mitigar algumas das patologias existentes nesta estrada, no passado dia 6 de Abril, a IP avançou com trabalhos de reabilitação funcional do pavimento, envolvendo a execução de fresagens, remoção das deformações originadas pelas raízes e aplicação de camada betuminosa nas zonas intervencionadas.

Estes trabalhos atualmente a serem desenvolvidos, envolvem um investimento de 339 mil euros.

Mas o grande investimento será a intervenção de fundo, estimada em cerca de 6,4 milhões de euros, numa obra que visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a EM120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC33.

A empreitada deverá ter início no primeiro trimestre de 2018 e engloba, entre outros, a realização de trabalhos como a reabilitação estrutural do pavimento, a renovação, readaptação e complemento da sinalização e dos equipamentos de segurança e a instalação de sistemas semafóricos, a requalificação dos sistemas de drenagem, que inclui a execução de passagens hidráulicas e a limpeza e reparação das valetas, intervenções de integração paisagística, outras obras complementares como a construção de canal técnico rodoviário, a colocação de telas anti raízes e instalação de sistemas de acalmia de tráfego.

«A concretização desta intervenção irá melhorar fortemente as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC1», salienta a Infraestruturas de Portugal.

O Concurso Público para a execução desta empreitada foi já publicado em Diário da República, estimando-se que esta obra tenha início no primeiro trimestre de 2018.

 

Comentários

pub