Mês de Março foi mais quente do que o habitual

A temperatura máxima no mês de Março foi superior ao normal, mas a área em situação de seca no Centro […]

A temperatura máxima no mês de Março foi superior ao normal, mas a área em situação de seca no Centro e Sul do país registou uma «diminuição significativa», segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O valor médio da temperatura máxima, 17.89°C, foi superior ao normal, com anomalia de +0.89°C, bem como a temperatura média do ar, de 12.36°C, +0.45°C acima do valor normal, acrescenta o  IPMA.

Durante este mês verificou-se ainda uma diminuição significativa da área em situação de seca, especialmente nas regiões do Centro e do Sul, com apenas 20% do território em situação de seca fraca.

Por outro lado, o valor médio da temperatura mínima do ar, 6.83°C foi igual ao valor normal.

No continente, o total de precipitação em Março, 80.9 mm, corresponde a cerca de 130% do valor normal. Nas regiões Centro e Sul, os valores de precipitação foram superiores ao normal, mas nas regiões a norte do Mondego, estes ficaram próximos ou inferiores ao normal, segundo o IPMA.

O instituto realça que se registaram valores muito elevados de temperatura máxima do ar entre 7 e 10 de Março, devido a uma corrente de leste. Os termómetros atingiram valores de 30°C nas regiões de Braga, Vale do Douro, Beira Litoral, Vale do Tejo e Alto Alentejo. O valor mais alto registou-se em Mora, 30.9°C no dia 9.

Comentários

pub