Livro sobre origens e tradições da Páscoa é apresentado em Lagos

A simbologia da Páscoa, as suas origens, mas também as especificidades destas celebrações no Algarve são os temas do livro […]

A simbologia da Páscoa, as suas origens, mas também as especificidades destas celebrações no Algarve são os temas do livro “Páscoa”, escrito por José António Martins, a ser apresentado no dia 12 de Abril, às 15h00, no Salão Paroquial da Luz de Lagos, e no dia 15, às 16h00, na XVI Feira do Folar e do Artesanato de Barão de São João, em Lagos.

A primeira sessão será presidida pelo padre José Manuel Pacheco, ao passo que a segunda apresentação estará a cargo de Duarte Nuno, presidente da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João.

Nesta sessão haverá ainda lugar a uma degustação do folar de Barão de S.João, sendo que, no livro, foi publicada uma (das muitas) receitas conhecidas, cuja autora «recebeu o seu legado dos familiares».

Assim pode-se afirmar «que esta receita tem mais de 100 anos», conta o autor.

A Páscoa no Algarve até está, segundo o autor, «associada a um evento datado de 1596»: a Festa das Tochas Floridas, em São Brás de Alportel.

Por outro lado neste livro também não é esquecida a «tradição do coelho e do ovo colorido, tão presentes no imaginário popular».

Esta publicação teve a colaboração, ao nível de créditos fotográficos e de ilustrações de Francisco Castelo (folares e amêndoas), Ingeborg Elisabeth Dillner (ovos pintados) e Tolentino de Lagos (ilustrações alusivas a Jesus Cristo).

Comentários

pub