Lagoa quer manter níveis baixos de criminalidade assinando Contrato Local de Segurança

Lagoa assinou na terça-feira, dia 4 de Abril, o seu Contrato Local de Segurança com o Ministério da Administração Interna […]

Lagoa assinou na terça-feira, dia 4 de Abril, o seu Contrato Local de Segurança com o Ministério da Administração Interna (MAI), de modo a promover a cooperação entre a administração central, as autarquias e as comunidades locais, na área da segurança.

A apresentação de uma nova geração de Contrato Local de Segurança decorreu no Auditório Municipal, numa reunião de trabalho entre a secretária de Estado da Administração Interna, os presidentes de Câmaras Municipais do Barlavento e representantes da PSP e GNR.

O contrato pretende prevenir a delinquência juvenil, através de intervenção nos fatores de risco escolares, familiares e comunitários, bem como o reforço da visibilidade policial.

Promove também a igualdade de género e a redução de vulnerabilidades sociais junto dos grupos sociais tradicionalmente alvo de violência.

Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, após a assinatura do contrato, salientou que «apesar de ser um concelho de baixa criminalidade, será beneficiado por ter uma entidade centralizadora e com poderes de intervenção».

Por seu lado, a secretária de Estado Isabel Oneto reforçou a importância desta nova geração de Contratos Locais de Segurança, que vem «reforçar a segurança, aumentar o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações através da aproximação das forças de segurança aos cidadãos, tornando mais eficaz e eficiente o serviço policial».

Estes Contratos têm três tipologias: MAI Município, MAI Bairro e MAI Cidadão, sendo que Lagoa tem agora um MAI Município, no qual, «além das autoridades policiais e governamentais, se pretende um forte envolvimento do Conselho Municipal de Segurança e a adesão de toda a comunidade, tendo o Poder Local uma grande importância, pela proximidade das Juntas e Uniões de Freguesia em relação à população e suas necessidades».

 

Comentários

pub