Iluminação pública de Alcoutim vai passar a ser LED

A iluminação pública do município de Alcoutim vai ser substituída, de forma progressiva, para a tecnologia LED, de acordo com […]

A iluminação pública do município de Alcoutim vai ser substituída, de forma progressiva, para a tecnologia LED, de acordo com um protocolo assinado entre aquela Câmara Municipal e a EDP Distribuição.

Assim, a autarquia e a EDP Distribuição entenderam como oportuno que as partes acordassem a revisão do Anexo I ao Contrato Tipo de Concessão. «Nos termos do Protocolo, será dada prioridade à criação de novas redes de iluminação pública, na substituição de luminárias de vapor de mercúrio e equipamentos obsoletos», diz a Câmara de Alcoutim.

Esta iniciativa permite, segundo a autarquia, «reforçar a aposta na eficiência energética e na gestão inteligente das redes, com manifesta melhoria na qualidade de serviço».

«As medidas a adotar não só terão impacto na área ambiental como permitirão uma maior economia de custos», acrescenta.

Isto porque, no entender da Câmara de Alcoutim, «a tecnologia LED tem evoluído nos últimos anos, tornando-se mais madura a nível técnico, com grandes repercussões ao nível da diversidade de oferta e da redução de preços»-

«Numa perspetiva económica, a tecnologia LED é hoje mais interessante do que a tecnologia de vapor de sódio de alta pressão (VSAP), em particular devido à sua superior eficiência energética», conclui.

Comentários

pub