Humor e poesia fazem “Um Grande Embrulho” no Teatro das Figuras

O humor e a poesia, misturados com Arte e Ecologia, fazem o espetáculo O Grande Embrulho, do artista alemão Thorsten […]

O humor e a poesia, misturados com Arte e Ecologia, fazem o espetáculo O Grande Embrulho, do artista alemão Thorsten Grütjen, a subir ao palco do Teatro das Figuras no dia 29 de Abril, às 12h00, na abertura do festival “24 Horas Figuras”, em Faro.

Este espetáculo, resultante de uma residência artística de três meses no Teatro das Figuras, é «uma performance multidisciplinar que envolve as linguagens de clown, música, poesia e malabarismo, direcionada a um público heterogéneo, de diferentes idades e culturas», diz a organização.

«Num encontro íntimo entre o artista e o objeto, o sentido funcional de saco vai sendo desconstruído à medida que se revelam formas, texturas e sons deste objeto orgânico e vivo», acrescenta.

O conceito deste espetáculo, que conta com o saxofonista Gil Abrantes, é inspirado tanto nas memórias de infância de Thorsten Grütjen, que trazem até ao presente o uso tradicional dos sacos de papel nos mercados da Alemanha, como numa viagem à Amazónia, que o artista realizou o ano passado, onde teve a experiência do contacto com a natureza em estado puro e interagiu com comunidades que vivem de acordo com o princípio de respeito pelo mundo natural.

«Mais do que uma performance de teatro-circo, este é um movimento ecológico, que tem como veículo de comunicação o espetáculo, onde o artista explora a riqueza material e criativa de um saco de papel ao ritmo da música que o acompanha, convidando os mais diversos públicos a transformar o seu olhar sobre os objetos do quotidiano e a despertar a reflexão sobre o impacto ambiental dos pequenos grandes gestos quotidianos», explica.

O horizonte do projeto transpõe, assim, o circuito das atuações, em palcos e praças, e chega aos locais de comércio tradicional, onde sacos de papel serão distribuídos, de forma massiva e gratuita, com o objetivo de banir os sacos de plástico transparentes que abundam os estabelecimentos comerciais, os oceanos e as gavetas das nossas casas.

Tome e Embrulhe é o nome desta ação com as populações locais, dos diversos mercados e feiras espalhados pelo país.

Além deste movimento, o projeto conta também com uma vertente pedagógica através de um programa que inclui uma conversa com o público sobre os bastidores criativos do projeto e um workshop, direcionado a diferentes faixas etárias, onde se explora a estética e a materialidade do papel.

Thorsten Grütjen é um alemão com alma lusa, que reside em Portugal desde 1992. Saiu da sua cidade natal, Darmstadt, na Alemanha, para seguir a sua paixão pelas artes circenses em Portugal, associando-se à escola de circo, Chapitô, em Lisboa. Desde então, tem construído a sua carreira com o nome artístico Tosta Mista – O Malabarista, em solo nacional e internacional.

Este espetáculo faz parte da programação do 365 Algarve.

Comentários

pub