Folar gigante volta a ser servido em Olhão e até há uma versão de carne

A aproximação da Páscoa volta a ser sinónimo de folar gigante, em Olhão. O chef olhanense Filipe Martins, com o […]

A aproximação da Páscoa volta a ser sinónimo de folar gigante, em Olhão. O chef olhanense Filipe Martins, com o apoio da Câmara, vai servir 100 metros de diferentes folares a quem se dirigir ao Largo da Restauração, no sábado, 8 de Abril, às 15h30, incluindo um novo folar de carnes que desenvolveu.

Na mesa, também se poderão encontrar os tradicionais folares de Olhão e da Serra, bem como outras variedades deste doce de Páscoa, nomeadamente o de figo, amêndoa e laranja, o de batata-doce, o de azeite e o de chocolate.

Estes últimos foram criados por Filipe Martins na sua pastelaria, a Kubidoce. O chef pasteleiro algarvio, que há anos monta folares gigantes junto à Igreja de Olhão, faz questão de apresentar novos produtos, a cada Páscoa.

Este ano não será exceção. Inspirado pelos «folares tradicionais do norte de Portugal e nas ideias recolhidas em viagens recentes a vários países da Europa», o empresário olhanense desenvolveu um folar de carnes, «cuja receita inclui, para além de ervas aromáticas típicas da Ria Formosa, como a inula, enchidos, chouriço espanhol, pepperoni italiano, bacon, presunto e fiambre», segundo a Câmara de Olhão.

No total, a receita para o folar gigante deste ano inclui 520 quilos de açúcar amarelo, 250 quilos de farinha, 200 quilos de manteiga, 100 quilos de margarina, 25 litros de azeite, 10 litros de medronho, 10 litros de mel, 15 quilos de amêndoa, 50 quilos de batata-doce, 15 quilos de laranja confitada, 15 quilos de figos, 2 quilos de canela, 2 quilos de erva doce, 540 ovos, 10 quilos de fermento, 15 quilos de chocolate e 20 quilos de enchidos.

Quem quiser provar os folares que serão servidos no dia 8 de Abril terá de pagar um valor simbólico por fatia, com a receita angariada a reverter a favor de uma instituição de solidariedade social de Olhão.

Comentários

pub