DeVir faz uma «viagem sentimental por Loulé» no Cine-Teatro

Uma «viagem sentimental por Loulé do prestigiado coreógrafo e bailarino Francisco Camacho», com idas ao Carnaval e à Mãe Soberana, […]

Uma «viagem sentimental por Loulé do prestigiado coreógrafo e bailarino Francisco Camacho», com idas ao Carnaval e à Mãe Soberana, é uma das propostas da passagem da 3ª edição do Festival Encontros do DeVir pelo Cine-Teatro Louletano no próximo dia 15 de Abril, às 21h30.

Esta proposta de viagem assenta numa «posição de forasteiro que chega a um lugar tentando compreender os seus códigos e as suas gentes, abordando a história dessa localidade e cruzando-a com o seu percurso de vida», explica a Câmara de Loulé.

E se «Loulé é entusiasta e protagonista maior do Carnaval, o coreógrafo, apesar de nunca se ter rendido aos apelos do evento mascara-se frequentemente em cima do palco e não desdenha encarnar algumas das figuras locais», acrescenta.

Mesmo «não sendo crente, uma procissão como a da Mãe Soberana exerce sobre Francisco Camacho um profundo fascínio» e «pedalar em cima de uma bicicleta é, por outro lado, um gosto que partilha com tantos louletanos».

«Desafiado a fazer uma criação a partir de pensar a cidade de Loulé, o coreógrafo devolve o desafio, interpelando, por sua vez, os espectadores a identificar quem é Francisco Camacho», explica a autarquia louletana.

O espetáculo inclui ainda “Sexto Olhar”, um texto de Lídia Jorge com ilustração de Sara Feio e leitura de Susana Menezes, bem como roteiros alternativos & itinerários subjetivos por Luís da Cruz e Miguel Mendes, com vídeo de Jorge Mestre Simão.

A isto junta-se ainda a exposição de fotografia “o interesse pelo lugar”, de Luís da Cruz, patente ao público de 11 a 15 de Abril no foyer do Cine-Teatro.

O bilhete para o ingresso no espetáculo, que dura 75 minutos e é dirigido a maiores de 12 anos, custa 7 euros por pessoa.

Este festival tem como temática a descaraterização de 5 cidades no Algarve Central, colocando as seguintes questões de partida: “Como nos vimos? Como nos veem? E como nos damos a ver?”.

A organização do evento é da DeVIR/CAPa, numa iniciativa cofinanciada 365 Algarve, Turismo de Portugal e municípios de Faro, Loulé e São Brás de Alportel. Conta com os apoios da Al-Portel, Museu do Trajo – Amigos do Museu, Universidade do Algarve, Monterosa, Quinta da Fornalha, Granturismo, Aldeia da Luz, INTPA (Áustria), Gabriela Tudor Foundation (Roménia) e Arts Council Korea.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289414604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected]. Os bilhetes podem ser adquiridos na plataforma BOL.

Comentários

pub