«Così Fan Tutte» de Mozart sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão

A ópera «Così Fan Tutte», de Wolfgang Amadeus Mozart, vai subir ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, […]

A ópera «Così Fan Tutte», de Wolfgang Amadeus Mozart, vai subir ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 6 de Maio, às 21h30, num espetáculo protagonizado pela Ópera Norte e pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).

A direção artística e produção do espetáculo são de António Salgado, fundador da Ópera Norte e professor da ESMAE. A direção musical é de António Saiote, «um dos mais reputados maestros do nosso país» e dirteor da orquestra sinfónica da ESMAE, segundo a Câmara de Portimão, que promove o evento com o apoio do Programa 365 Algarve.

Os intérpretes são: Fiordiligi (soprano) Sílvia Sequeira/Ana Leite; Dorabella (soprano) Ana Santos/Adriana Romero; Don Alfonso (barítono) Carlos Meireles/Ricardo Rebelo; Despina (soprano) Ana Leite/Lúcia Ribeiro; Ferrando (tenor) André Lacerda/Almeno Gonçalves; Guglielmo (baixo) Ricardo Rebelo/Luís Pereira. Serão acompanhados pela Orquestra Sinfonietta da ESMAE.

«Così Fan Tutte» foi escrita por Mozart em 1790, por encomenda do imperador Joseph II. «Hoje, esta ópera é uma peça que faz parte da programação regular nos teatros de ópera de todo o mundo. Foi classificada, em diversas ocasiões, como uma “ópera geométrica”, tanto musical, pela disposição das suas árias, como pelo argumento: dois pares, frente a frente, Ferrando e Dorabella, Guglielmo e Fiordiligi», segundo a autarquia portimonense.

«É, sobretudo, uma ópera escrita para divertir plateias. Não será, segundo a maioria dos críticos, uma das obras-primas de Mozart. No entanto Così é, das suas obras, a que apresenta algumas das mais belas árias e o maior número de “cenas de conjuntos”, duos, tercetos e quartetos», acrescentou.

Os bilhetes para o espetáculo custam 15 euros e podem ser adquiridos online ou na bilheteira do TEMPO (282402 475 ou 961 579 917).

Comentários

pub