Conservas e petiscos são “prato forte” da Algarve Chefs Week deste ano

A sétima edição da Algarve Chefs Week, a realizar-se de 29 de Maio a 4 de Junho, junta 14 chefs […]

A sétima edição da Algarve Chefs Week, a realizar-se de 29 de Maio a 4 de Junho, junta 14 chefs executivos e restaurantes de hotéis de luxo da região, com as conservas e petiscos a servirem de inspiração para os menus.

Das 14 unidades hoteleiras participantes na edição deste ano da Algarve Chefs Week, intitulada “Consertiscos”, fazem parte o Cascade Wellness & Lifestyle Resort (Lagos), o Conrad Algarve (Quinta do Lago), o Dona Filipa Hotel (Vale do Lobo), o Hilton Vilamoura, As Cascatas Golf Resort & Spa (Vilamoura), o Macdonald Monchique Resort & Spa, o NAU Salgados Dunas Suites (Albufeira), o NAU Salgados Palace (Albufeira), o Praia Verde Boutique Hotel (Castro Marim), o The Lake Spa Resort (Vilamoura), o Tivoli Carvoeiro (Lagoa), o Tivoli Marina Vilamoura, o Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa (Lagoa), o VidaMar Resort Hotel Algarve (Albufeira) e o Vila Monte Farm House (Moncarapacho, Olhão).

E as propostas destes restaurantes vão respeitar a «herança e riqueza gastronómicas regionais». Em todos, os amantes da gastronomia poderão usufruir de uma experiência com um menu temático ao jantar por 30 euros (sem bebidas incluídas).

Deste valor, 1 euro reverte para a Associação CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, que, entre outras valências, garante a distribuição de refeições a cerca de 1500 sem-abrigo e pessoas carenciadas dos concelhos de Faro e Albufeira.

A edição deste ano arranca com três workshops no Mercado de Loulé, de entrada livre, dinamizados pelos próprios chefs, onde os visitantes poderão aprender os segredos da preparação de algumas iguarias e interagir com as estrelas da cozinha.

Sarrajão, atum, cavala, polvo, moreia, porco preto, aves, enchidos, queijos, mel, citrinos, frutos secos, frutas e legumes da época serão alguns dos produtos utilizados por todos os chefs para as confeções das suas apresentações.

A 6 de Maio, o workshop será da responsabilidade conjunta dos chefs Luis Batalha, Osvalde Silva, Miguel Lourenço e Adérito Almeida.

No dia 13, serão os chefs Miguel Teixeira, Jose Leitão, Luís Correia, Diogo Pereira e David Domingues a apresentarem as suas criações. Já os chefs Louis Anjos, André Basto, André Simões, Vasco Sampaio e Vitor Monteiro metem a “mão na massa” a 20 de Maio.

No dia 27 de Maio, a partir das 19h00, realiza-se o evento de lançamento da Algarve Chefs Week. A entrada no Mercado de Loulé é livre, mas a degustação dos pratos implica a compra de um bilhete, que custa 10 euros, dando acesso à prova de quatro petiscos, duas sobremesas e uma feijoada do litoral feita na cataplana.

Quem participar neste evento de lançamento, habilita-se ainda a ganhar um dos 14 jantares duplos que irão ser sorteados.

Nesta noite de celebração da gastronomia local, os visitantes poderão conhecer cada chef numa banca do próprio Mercado, degustar alguns vinhos e produtos locais e dançar ao som de alguns DJ.

 

Programa de Workshops no Mercado de Loulé:

6 de Maio, sábado (16h00):

Chef Luís Batalha (Dona Filipa Hotel)
Chef Osvalde Silva (Conrad Algarve)
Chef Miguel Lourenço (Vale d’Oliveiras Quinta Reosrt & Spa)
Chef Adérito Almeida (Vila Monte Farm House)

13 de Maio, sábado (16h00)

Chef Miguel Teixeira (VidaMar Resort Hotel Algarve)
Chef José Leitão (NAU Salgados Palace)
Chef Luís Correia (The Lake Spa Resort)
Chef Diogo Pereira (Cascade Wellness & Lifestyle Resort)
Chef David Domingues (Praia Verde Boutique Hotel)

20 de Maio, sábado (16h00)

Chef Louis Anjos (Macdonald Monchique Resort & Spa)
Chef André Basto (Tivoli Marina Vilamoura)
Chef André Simões (Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa)
Chef Vasco Sampaio (Tivoli Carvoeiro)
Chef Vitor Monteiro (NAU Salgados Dunas Suites)

Comentários

pub