Conhecimento ajuda a promover saúde na Nobel International School Algarve

O conhecimento está a ser utilizado pela Nobel International School Algarve para melhorar a saúde física e mental dos seus […]

O conhecimento está a ser utilizado pela Nobel International School Algarve para melhorar a saúde física e mental dos seus alunos. O Departamento de Enfermaria e Psicologia deste estabelecimento de ensino privado de Lagoa tem vindo a promover workshops informativos, campanhas educativas e outras atividades para «promover comportamentos saudáveis e a difundir informações e conhecimentos acerca de problemas de saúde fisica e mental direcionados para toda a comunidade escolar».

A prioridade da equipa de profissionais de saúde desta escola internacional são «os cuidados primários de alunos que necessitem de primeiros socorros, avaliações psicológicas e/ou acompanhamentos psicológicos». «Os seus programas educativos são um suplemento direto de informação que ajuda na prevenção de problemas de saúde», segundo a Nobel International School Algarve.

«A equipa aborda temas que têm especial relevância para os alunos, organizando atividades regulares que coincidem com eventos internacionais. No dia da alimentação, por exemplo, promoveu-se uma campanha para toda a escola acerca de hábitos alimentares saudáveis e prevenção da obesidade. No dia mundial da luta contra a sida, dedicou um dia completo a atividades para cada faixa etária acerca da temática da sida e prevenção da mesma», exemplificou o estabelecimento de ensino.

Em todo este processo, os alunos também têm uma palavra dizer e podem, eles próprios, sugerir temas. Desta forma, já foram promovidos workshops a pedido de estudantes, «para discutir as temáticas das perturbações alimentares e o autismo».

A equipa de enfermeiros e psicólogos também «conduziu observações de sala de aula e estudos sociométricos para prevenção do Bullying e problemas comportamentais em contexto de sala de aula, no sentido de desenvolver planos de intervenção».

Foram ainda realizadas sessões de formação aos alunos sobre como agir na eventualidade de algum colega manifestar um episódio de epilepsia.

«Preocupamo-nos com mais do que as competências académicas. Atuamos na prevenção primária e secundária. Escolhemos algumas temáticas, com base nos interesses/necessidade dos alunos e outras por considerarmos que são importantes para o seu desenvolvimento», resume a psicóloga Sara Aparício.

«É uma sorte termos uma equipa com tanta energia e criatividade na Nobel Algarve. A sua dedicação está a ajudar os nossos alunos e toda a comunidade escolar a ser mais saudável e mais informada», considerou, por seu lado, o diretor da escola Mike Farrer.

Comentários

pub