Centro de Medicina e Reabilitação tratou mais de 4 mil pessoas em dez anos

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul (CMR Sul), em São Brás de Alportel, tratou 4253 pessoas […]

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul (CMR Sul), em São Brás de Alportel, tratou 4253 pessoas ao longo dos dez anos de atividade. A unidade de saúde algarvia celebra o seu 10º aniversário hoje, dia 6 de Abril, década marcada pelas «elevadas taxas de satisfação» de utentes, mas também por problemas ligados ao seu modelo de gestão, que o colocaram a funcionar a meio gás.

A Administração Regional de Saúde do Algarve aproveitou a efeméride para fazer um balanço do que foi o trabalho do CMR Sul ao longo dos anos. Além das pessoas que receberam tratamento na unidade, houve «cerca de 6 mil primeiras consultas, cerca de 20 mil atos de consulta de seguimento e cerca de 94 mil sessões no Hospital de Dia».

A larga maioria das pessoas que por ali passaram, acrescentou, a ARS Algarve, ficou agradada com o serviço, com as taxas de satisfação «a rondar, em média, 96% no período de 2008 a 2016».

E se nos primeiros anos o centro funcionou tranquilamente, a partir do momento em que o grupo privado que assegurava a sua gestão rescindiu o contrato, em 2013, começaram os problemas, ligados à falta de profissionais de saúde e de capacidade de resposta, o que obrigou o centro a reduzir o número de utentes.

Apesar das dificuldades, como o Sul Informação apurou in loco, os utentes garantem que o acompanhamento nunca falhou, não poupando elogios à equipa do centro.

A ARS salientou, por seu lado, «a dedicação e o esforço dos profissionais de saúde daquele Centro para integrar o utente no seu contexto familiar e social com o maior grau de autonomia possível, prevenindo complicações futuras e promovendo uma participação ativa do utente».

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul vai ser integrado no novo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), cuja criação está «por semanas», segundo garantiu ao nosso jornal o presidente da ARS Paulo Morgado.

Esta foi a solução encontrada pelo Governo para resolver os problemas de gestão desta unidade de saúde, que desde 2013 está sob a alçada da ARS do Algarve.

Com uma lotação de internamento de 54 camas, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul recebe doentes com lesões medulares, traumatismos cranioencefálicos, acidentes vasculares cerebrais e outras patologias do foro neurológico, reumatológico, ortopédico, cardiovascular e pneumológico.

Comentários

pub