ARS e Câmaras de Loulé e São Brás promovem rastreios de acuidade visual para crianças

Todas as crianças do ensino Pré-escolar e Primeiro Ciclo de São Brás de Alportel e do Pré-escolar da Rede Pública […]

Todas as crianças do ensino Pré-escolar e Primeiro Ciclo de São Brás de Alportel e do Pré-escolar da Rede Pública e Solidária do concelho de Loulé, assim como os jovens até ao Ensino Secundário com situações detetadas ou sinalizadas pelos professores, vão ter acesso ao Rastreio de Acuidade Visual Infantil, a iniciar em Maio.

Este rastreio é promovido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em parceria com as Câmaras Municipais de Loulé e São Brás de Alportel, no âmbito de um protocolo de cooperação para a Promoção da Saúde Visual na Infância, celebrado na segunda-feira, 3 de Abril, entre as três entidades.

O Rastreio é gratuito e vai ser feito pelas Unidades de Cuidados na Comunidade Al-Portellus e Gentes de Loulé, com as Equipas de Saúde Escolar e em colaboração com as Equipas de Saúde Infantil das unidades funcionais dos respetivos concelhos, «com o objetivo de prevenir e identificar precocemente potenciais alterações oftalmológicas nas crianças», explica a ARS.

Após a deteção precoce, as crianças, em caso de necessidade, «serão atempadamente referenciadas para a consulta de oftalmologia da unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve para confirmação do diagnóstico e o respetivo tratamento».

O protocolo de cooperação foi assinado entre os presidentes do Conselho Diretivo da ARS Algarve e das Câmaras Municipais de Loulé e São Brás de Alportel, respetivamente, Paulo Morgado, Vítor Aleixo e Vítor Guerreiro.
Para o presidente da ARS Algarve, a parceria com estas duas autarquias é «um excelente exemplo» do novo ciclo que este Conselho Diretivo está a iniciar, de «maior abertura à comunidade e de diálogo com as entidades locais e regionais para encontrarmos soluções em prol do bem-estar da população».

Paulo Morgado destacou ainda a importância do reforço da articulação e das sinergias entre as autarquias e a ARS Algarve, para, em conjunto, «irmos ao encontro das necessidades identificadas e juntos melhorarmos os cuidados de saúde prestados às nossas populações e contribuirmos para reforçar a confiança nos nossos serviços públicos de Saúde no Algarve».

No mesmo sentido, os presidentes da Câmara de Loulé e São Brás de Alportel sublinharam a importância desta colaboração para a promoção da saúde dos mais jovens e manifestaram a sua disponibilidade para reforçarem a parceria com a Saúde noutros projetos que visem contribuir para a melhoria da vida de todos os munícipes.

No âmbito deste protocolo de cooperação, as autarquias vão proceder à aquisição dos equipamentos necessários à realização do rastreio, disponibilizando-os às equipas de saúde escolar das UCC do respetivo concelho.

Será também responsabilidade das autarquias fazer a contratação de prestação de serviço de médico oftalmologista, para, em caso de necessidade, fazer o eventual acompanhamento das situações identificadas, assim como, informar e articular com os agrupamentos de escolas do concelho com vista à participação das crianças no rastreio.

As equipas de saúde escolar das UCC, após articulação com a direção dos agrupamentos de escolas envolvidas, vão fazer o rastreio em contexto escolar e encaminhar para o médico de família, através do encarregado de educação, as crianças com rastreio positivo e necessidade de consulta de especialidade, para posterior referenciação para o Centro Hospitalar do Algarve.

Comentários

pub