Alcoutim assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

A apresentação do livro “A Viagem de Peludim”, no dia 21 de Abril, às 9h30, na Escola Básica Integrada de […]

A apresentação do livro “A Viagem de Peludim”, no dia 21 de Abril, às 9h30, na Escola Básica Integrada de Alcoutim, e na Escola Básica Professor Joaquim Moreira, das 13h30 às 15h00, e a peça de teatro “O Silêncio de Sara”, no dia 26 às 15h00, no Espaço Guadiana, são algumas das propostas para assinalar o Mês Internacional de Prevenção dos Maus-tratos na Infância em Alcoutim.

As sessões serão dinamizadas pela autora do projeto Vânia Beliz e pretendem, «de forma lúdica, esclarecer os mais novos sobre o seu corpo, as suas transformações, a conceção e o nascimento, abordando também as temáticas da igualdade de género, do respeito pela diferença e da prevenção da violência sexual», diz a Câmara de Alcoutim.

Já a apresentação da peça de teatro “O Silêncio de Sara”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, dirige-se aos alunos do 3º ciclo do ensino básico (maiores de 12 anos). A atriz Tânia da Silva interpreta o papel de uma jovem adolescente «que sofreu abusos e violações até encontrar força para dizer “não”».

“O Silêncio de Sara” baseia-se num testemunho verídico.

Estes eventos fazem parte de uma série de atividades de sensibilização, como debates, leitura e exploração de histórias reais e fictícias de maus tratos, a serem promovidas ao longo do mês de Abril.

Segundo a Câmara, as ações pretendem «consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, promover o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva, responsável e afetuosa, bem como dar a conhecer às crianças e jovens os seus direitos».

Comentários

pub