3ª Fase do Plano de Pormenor da Lejana aprovada em Reunião de Câmara de Faro

A terceira fase do Plano de Pormenor da Lejana foi aprovada em Reunião da Câmara de Faro. Este instrumento de […]

A terceira fase do Plano de Pormenor da Lejana foi aprovada em Reunião da Câmara de Faro. Este instrumento de ordenamento do território ainda será sujeito a um período de discussão pública antes de ser apresentado à Assembleia Municipal e entrar em vigor, caso mereça a aprovação deste último órgão autárquico.

O plano incide sobre uma área de 43 hectares do perímetro urbano da cidade de Faro, «limitada a sul pela Av. Calouste Gulbenkian, a poente pela Estrada Srª da Saúde, a Norte, ainda que incluindo parcialmente, pela urbanização titulada pelo Alvará nº 1/04 e área envolvente ao futuro traçado da 3ª circular de Faro, e a nascente pela EN2/Estrada do Alportel», segundo a Câmara de Faro.

«Esta área integra, parcial ou totalmente, diversas urbanizações resultantes de operações de loteamento urbano, parcelas desocupadas objeto de pretensões de particulares, a área envolvente ao Depósito de Água, assim como áreas que necessitam de ser requalificadas e reestruturadas», acrescentou a autarquia.

A população será chamada a pronunciar-se sobre este documento caso o plano receba pareceres positivos de um conjunto de entidades, nomeadamente a CCDR Algarve,Direção-Geral do Território, APA/ARH Algarve, Proteção Civil, Águas do Algarve e ANAC.

Segundo a Câmara de Faro, com este plano pretende-se «assegurar uma estrutura urbana coerente, equilibrada e sustentável, potenciando um urbanismo que respeite a morfologia do local e, em simultâneo, contribuir para a valorização das entradas da cidade de Faro, promovendo a qualificação/requalificação dos principais eixos viários, designadamente a EN2/Estrada do Alportel e a Estrada da Sr.ª da Saúde, assegurando ainda a concretização da terceira circular de Faro na área de intervenção».

Comentários

pub