1500 foram viver por um dia (e uma noite) na Pré História em Alcalar

Apesar do dia ventoso e do jogo de futebol importante à noite, cerca de 1500 pessoas, na sua maioria famílias […]

Apesar do dia ventoso e do jogo de futebol importante à noite, cerca de 1500 pessoas, na sua maioria famílias com muitas crianças, fizeram este sábado uma viagem de 5000 anos para viver uma tarde e uma noite na Pré História, nos monumentos megalíticos de Alcalar, no interior do concelho de Portimão.

Durante a tarde, os participantes puderam conhecer, de uma forma interativa, o quotidiano das populações pré-históricas, através de uma grande diversidade de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem.

Nas atividades promovidas pela equipa do Museu de Portimão, com o apoio do Grupo dos Amigos do Museu e de outros voluntários, houve duas novidades: uma oficina de gravura com base nos padrões gráficos das placas de xisto, bem como um novo ateliê, exemplificando processos de fundição do cobre.

Também a arqueologia experimental, a cargo de Pedro Cura, voltou a estar presente, mostrando como se preparava os alimentos, desde o “desmanchar” de um porco, ao aproveitamento de toda a sua carne e ossos. Só faltou a fogueira para cozinhar a carne…devido ao aviso da Proteção Civil para o elevado risco de incêndio, não foi possível acender o fogo em Alcalar.

À noite, astrónomos dos Centros Ciência Viva de Lagos e do Algarve (em Faro), bem como astrónomos amadores e outros voluntários, puseram todos – literalmente – a ver estrelas…e planetas.

Com a ajuda de telescópios mais ou menos sofisticados, alguns eletrónicos, foi possível, por exemplo, espreitar o distante planeta Júpiter com as suas quatro luas.

Na Pré História, há 5000 anos, o céu que os nossos antepassados alcalarenses veriam seria muito semelhante…mas porque então não havia a poluição causada pelos milhares de luzes elétricas acesas em toda a parte, certamente que o céu para onde eles olhavam pareceria ter muitas, muitas mais estrelas.

Esta tarde e noite na Pré História integrou-se no programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovida pelo Museu de Portimão, e contou com o apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão ao programa DiVaM, da Direção Regional da Cultura do Algarve, e com a ajuda de um grupo de voluntários, que habitualmente colaboram com a equipa do Museu e contribuem para dinamizar as atividades.

Destaque para os jovens do Grupo de Teatro da Escola de Artes da Bemposta, que, devidamente vestidos “à moda da pré-História”, recriaram rituais, encenaram enterramentos e à noite até cantaram, acompanhando-se com instrumentos que bem poderiam ser os utilizados há cinco milénios. As músicas é que eram bem mais recentes, mas ainda assim divertiram a pequenada e os pais e mães que, apesar do apelo do jogo Sporting/Benfica, tinham ido a Alcalar para espreitar as estrelas.

 

Veja aqui o vídeo:

 

Veja também as fotografias:

Comentários

pub