Tavira vai ser inundada por uma “Maré de Contos”

Um musical interativo, dançável, com momentos de acrobacias, no dia 5 de Março, às 15h00, no Coreto, e a apresentação […]

Um musical interativo, dançável, com momentos de acrobacias, no dia 5 de Março, às 15h00, no Coreto, e a apresentação do “Catálogo de Contos Tradicionais Portugueses”, da autoria de Isabel Cardigos e João Paulo Correia, no dia 6, às 18h00, na Biblioteca Municipal, são algumas das propostas da “Maré de Contos” que vai inundar Tavira, de 5 a 12 de Março, de iniciativas culturais, com especial atenção para a literatura.

Neste musical, que até vai inaugurar este evento, participam Ana da Costa, Bárbara Ramos e Stelmo Barbosa. Durante estes dias também será possível visitar a “Feira do Livro infantojuvenil”, na Biblioteca, e a exposição de livros miniatura da coleção de João Lizardo (que estará patente até 3 de Abril no mesmo espaço).

A juntar a isto estão outras iniciativas como a “oficina de escrita de canções”, no dia 7, às 18h30, também na Biblioteca, para maiores de 16 anos, ou os “mitos e lendas sobre os antigos mistérios das mulheres”, com Mare Martinez, no dia 8, às 21h30, no espaço-bar Séqua.

Isabel Alçada, escritora e ex-ministra da Educação, estará, por sua vez, “À conversa com” Adriana Nogueira, no dia 10, às 18h00, na Biblioteca Municipal.

O objetivo desta iniciativa, que passará, ainda, por escolas do concelho, casas do povo e até lares, «consiste em ocupar espaços inusitados da cidade com diversas expressões culturais», envolvendo a «comunidade na valorização da literatura e da oralidade como meio de comunicação, enfatizando as possibilidades proporcionadas pela relação entre a leitura, a escrita, as histórias, o contar e o ouvir», explica a Câmara de Tavira.

Isto porque as «histórias e os contos são facilitadores de sonhos e promovem o contacto com a palavra escrita e falada, permitindo a expressão criativa, o enriquecimento e a formação pessoal», acrescenta.

A Maré de Contos, que é uma organização conjunta das associações locais com a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, teve a sua primeira edição em 2007 e conta com o apoio do 365 Algarve.

Para conhecer o programa completo clique aqui.

Comentários

pub